nsc
    nsc

    Por dentro do EAD

    Em tempos de crise, especialização é o caminho para aumentar a empregabilidade

    Fazer uma pós-graduação pode ajudar a dar mais peso para o currículo e aumentar chances de contratação  

    06/08/2020 - 13h15 - Atualizada em: 06/08/2020 - 13h22

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Em tempos de crise, especialização é o caminho para aumentar a empregabilidade
    (Foto: )

    Diante da pandemia do novo coronavírus, o desemprego no Brasil atingiu 13,1% da população e chegou no maior percentual em dois meses. É o que aponta o levantamento divulgado na última sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    A crise na economia causada pela pandemia é o que está levando muitas empresas à falência e é vista como a principal causadora desta situação. Tanto para os profissionais empregados quanto para os desempregados, a especialização em uma área de atuação pode ser o diferencial na hora de garantir a empregabilidade. É o que aponta a professora da UNIASSELVI e mestra em Ciências Ambientais, Camila Pedro Guimarães.

    — A especialização é uma forma de direcionar o profissional a um determinado tema de sua área de atuação e proporcionar conhecimento para soluções em épocas como esta de pandemia. Nas fases de conflitos e crise na procura por um plano de ação, o especialista pode ser a estratégia que falta — afirma.

    Graduação já não é mais um diferencial no currículo

    Antes o ensino superior era visto como um diferencial para os profissionais, mas hoje uma graduação muitas vezes é a exigência mínima para muitos cargos, sendo o critério básico para alguns concursos públicos e para a escolha das organizações na hora do recrutamento.

    — Ter uma ou mais especializações permite aos profissionais participarem de políticas de abonos e promoções dentro das organizações privadas e setores públicos — acrescenta a professora Camila, que atua em turmas de pós-graduação pela UNIASSELVI, orientando a produção de trabalhos acadêmicos e artigos científicos.

    A professora de matemática, Maira Fernandes Gabriel Silvano, percebeu isso há algum tempo e já está cursando sua segunda especialização. Ela conta que viu neste momento de crise uma oportunidade para começar um novo curso.

    > Por dentro do EAD: descubra se o ensino a distância é a modalidade certa para você

    — Terminei no mês de junho minha primeira especialização, que foi sobre Metodologias do Ensino da Matemática. Agora, estou cursando Psicologia Educacional. Iniciei no mês de junho mesmo e irei concluir em abril de 2021 — orgulha-se.

    Para Maira, um curso de especialização, além de ser um diferencial no currículo, pode ser também motivador para o profissional.

    — As especializações irão me proporcionar maiores chances em concursos e processos seletivos, por exemplo. Mas minha busca é por uma aprendizagem efetiva. Minha verdadeira expectativa é ter um diferencial na minha área e ser lembrada como uma boa professora. Quero que quando meus alunos lembrarem de mim no futuro eles possam pensar: com aquela professora eu aprendi de verdade — conta.

    Aumento da procura pelos cursos de pós-graduação e especializações

    Dados do IBGE, da PNAD Contínua - Educação de 2019, mostram que o número de pessoas adultas que frequentaram algum curso de especialização, mestrado ou doutorado aumentou no Brasil de 151 mil pessoas em 2016 para 256 mil pessoas em 2019.

    Para a professora Camila, os graduados e profissionais, atuantes ou não, estão visualizando na especialização um conhecimento que agrega valor não só a sua carreira como também à ciência e à sociedade.

    — As capacidades adquiridas em uma especialização possibilitam os profissionais a compartilharem do saber, ensinar e promover melhorias nos serviços e produtos que são ofertados — destaca.

    O mercado de trabalho está mais competitivo e a média de anos que o brasileiro gasta com educação também aumentou. Segundo o IBGE, o número médio de anos de estudo dos catarinenses com 25 anos ou mais de idade é de 9,7 anos, a sexta maior entre os estados do Brasil em 2019.

    Dessa forma, o mercado também criou uma demanda maior por esses alunos que possuem conhecimento específico nestes últimos anos.

    — Os anos vão passando as demandas se renovam, assim como os estilos de vida do ser humano. Surgem aí novos conhecimentos, novos cursos e novos profissionais, o que refletem em novos nichos de mercado e isso em diversas áreas. O que faz com que se coloquem na frente desta gama de profissionais, aqueles especialistas com foco em soluções práticas somadas ao aperfeiçoamento e potencial de habilidades humanas que já são intrínsecas do nosso ser — complementa Camila.

    > EAD é pra mim? Organização e autogestão para quem pensa em um curso a distância

    Em tempos de crise, a exigência por capacitação é ainda maior. Quem busca aprimorar o currículo encontra na UNIASSELVI um dos EADs mais conceituados do país e uma grande variedade de cursos de pós-graduação, divididos em duas modalidades de ensino:

    Cursos SMART: na modalidade SMART, o aluno estuda a distância por meio da Ambiente Virtual de Aprendizagem. O material de estudos é disponibilizado em uma biblioteca digital, com livros e autores renomados . O curso tem duração de 12 meses, mas o acesso à biblioteca fica disponível por mais seis meses para que o aluno aprofunde seus conhecimentos. Durante o curso, o aluno tem suporte pedagógico que está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem, com diversas ferramentas de contato e tutoria com formação na área do seu curso.

    Curso ON-LINE: a modalidade permite iniciar os estudos a qualquer momento e onde quiser, com material didático exclusivo. É uma modalidade caracterizada pela flexibilidade, já que dispensa a necessidade de cumprir rotinas e horários. O aluno deverá realizar as avaliações que serão disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, respeitando o prazo estabelecido pelo cronograma do seu curso. Nesta modalidade as turmas abrem mensalmente, não dependo do fechamento de turma.

    Semipresencial com encontro virtual: Nesta modalidade o curso é a distância, mas com encontros virtuais por disciplina e conta com o acompanhamento de um tutor e material didático exclusivo. Tem acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem para realizar a avaliação e acompanhar as atividades desenvolvidas durante o período do curso.

    Nas três modalidades, o material didático é exclusivo e há suporte pedagógico com um tutor on-line especializado com formação na área de atuação.

    A UNIASSELVI tem mais de 15 anos de tradição e oferece cursos de graduação e Pós graduação com uma metodologia diferenciada, desenvolvida para proporcionar uma experiência de ensino com mais proximidade e eficiência.

    ​Acesse o site da instituição e encontre o curso EAD que vai ajudar a impulsionar a sua carreira.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas