nsc

publicidade

Começou!

Emoção e alegria marcam o desfile de abertura da 36ª edição da Oktoberfest Blumenau

Confira as imagens do desfile que lotou a Rua XV de Novembro nesta quarta-feira 

09/10/2019 - 21h17 - Atualizada em: 10/10/2019 - 08h59

Compartilhe

Nathan
Por Nathan Neumann
Fotos desfile Oktoberfest 2019
Moradores e turistas lotaram a Rua XV de Novembro, inclusive na escadaria da igreja matriz
(Foto: )

Ao fundo da Rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau, a música rompia o silêncio da espera de um ano. Os olhares ansiosos e braços apoiados nas grades metálicas aguardavam a passagem dos foliões trazendo as alegorias que celebram a tradição germânica e anunciar que a 36ª edição da Oktoberfest, de fato, começou.

Quem não conhecia se encantou com a celebração da história de um povo que veio da Europa para se instalar às margens de um rio em um país tropical em pleno século XIX e que, agora, passados tantos anos e novas gerações cantavam, dançavam e se divertiam com carros alegóricos e brinquedos. Veículos esses que deslizam em festa sobre o mesmo lugar em que os ancestrais derramaram o suor das testas para erguer a cidade.

— É lindo, maravilhoso, espetacular. Isso é muito emocionante. O resgate da história e da cultura da cidade é muito importante. É de arrepiar toda essa tradição — afirma Lenir Scherer, turista gaúcha que mora em Rondônia e veio a Blumenau pela primeira vez para curtir a Oktobefest.

De tradicional, só faltou a chuva, comum à época do ano. E os moradores, que capricharam na decoração da cidade para a chegada da festa, agradeceram.

Na principal via da região central de Blumenau, a multidão, que durante o dia subia e descia a sinuosa rua, parou para ver com alegria as 113 alegorias passarem, com escolas da cidade, grupos folclóricos, clubes de caça e tiro e os 17 brinquedos do mundo encantado da Planetapeia – que depois de muitos anos voltou a participar de um desfile de abertura da festa.

O barulho dos carros e o calor, que foi marcante ao longo dos últimos dias, deram espaço à música e ao frescor da alegria de quem comemorava a chegada de outubro ontem à noite.

Turistas ansiosos pelo início da festa

Ansiedade não somente para quem é da cidade, mas também para quem não via a hora de aproveitar a Oktober. Deixando a festa da própria terra em segundo plano.

— A gente sempre via essa festa pela televisão e agora tivemos a chance de estar aqui na Oktoberfest original. Ainda não fui na (Oktober) de São Paulo para ver como é aqui, porque acho que igual a essa aqui, só a de Munique — diz o turista paulista Regis de Oliveira Barbosa, ao lado três amigos.

Leia tudo sobre a Oktoberfest 2019 em Blumenau

Confira mais imagens do desfile

(Foto: )
(Foto: )
(Foto: )
(Foto: )
(Foto: )
(Foto: )
(Foto: )
(Foto: )
(Foto: )
(Foto: )
(Foto: )
(Foto: )
(Foto: )
(Foto: )

Leia também

Oktoberfest começa nesta quarta-feira com expectativa de atrair 600 mil pessoas

Venda de ingressos da 36ª Oktoberfest inicia nesta segunda-feira pela internet

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Deixe seu comentário:

publicidade