São nos primeiros estágios de consolidação da empresa que o empreendedor encontra as maiores dificuldades para manter o negócio próprio estável. Segundo estudos do Sebrae, ao menos metade das empresas fracassam nos primeiros quatro anos, enquanto cerca de 25% não superam os desafios de gestão em apenas dois anos.

Continua depois da publicidade

A gestão é apontada como principal impasse na jornada de quem quer abrir um negócio próprio. Burocracia, inovação, marketing e vendas estão, também, na lista de desafios para encontrar soluções que caibam no orçamento, principalmente de micro e pequenos empreendedores, que representam quase 90% dos negócios abertos no Brasil.

Porém, esses empreendedores podem encontrar na tecnologia um acesso importante para superar esse primeiro estágio da empresa, além de ser importante neste período, para formar uma base sólida capaz de sustentar o crescimento do negócio.

Confira sugestões de aplicativos para empreendedores terem no celular e no computador:

Feedback para gestão de pessoas

Acompanhar o desempenho e engajamento dos funcionários é essencial para a saúde do negócio e deve ser prioridade em empresas de todos os portes. A plataforma Feedz, por exemplo, pensada para pequenas empresas, estabelece um termômetro de humor diário, oferece um espaço para celebrações de conquistas e incentiva o feedback constante. Dessa forma, ajuda os gestores a entenderem como anda a satisfação e engajamento do time e as demandas destes ao mesmo tempo que promove maior integração e transparência.

Continua depois da publicidade

Gestão de cobranças para ajuste financeiro

Uma das maiores apreensões dos empreendedores é a inadimplência. Para empresas com recursos limitados, não receber pelo produto ou serviço vendido pode significar o fechamento das portas. Para gerir as entradas e automatizar as cobranças existem tecnologias como o Asaas. Sem o aplicativo, o empreendedor gasta uma hora por dia, em média, para cobrar dos seus clientes. Com a ajuda da tecnologia, isso pode ser feito em menos de cinco minutos. O Asaas automatiza o processo de cobrança, facilita o recebimento e até adianta o pagamento para o empreendedor caso a compra tenha sido feita no cartão de crédito — tudo isso sem a necessidade de bancos.

Certificação digital para diminuir a burocracia

Assinar documentos, validar contratos e fazer parcerias com empresas de outras localidades são serviços que ocupam muito o tempo do empreendedor por conta da burocracia envolvida. Com auxílio da tecnologia de certificação digital, como a desenvolvida pela Bry, o empreendedor pode resolver as questões burocráticas de assinatura e rubrica de documentos de forma digital, sem perder tanto tempo com envios e revisões.

Inovação

As pequenas empresas têm uma liberdade maior para inovar. Isso por conta do tamanho reduzido, que possibilita que testem soluções rapidamente. A conexão entre empreendedores que atuam no mesmo segmento é o melhor combustível para a inovação. A Singularity University é uma instituição que promove encontros para gerar inovação em níveis locais e mundiais. O app da SU, desenvolvido pela brasileira Cheesecake Labs, é essencial para os empreendedores terem acesso a estes encontros e a pesquisas sobre inovação feitas pela instituição, além de gerarem conexões.

Presença digital para aprimorar as vendas e o marketing

Para ampliar a presença do negócio nas redes, existem ferramentas que podem facilitar a criação de um site com pouco investimento. O Criador de Sites da HostGator — uma das principais provedoras de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online do mundo — torna a criação de websites, blogs e lojas virtuais mais simples e é destinado a um público sem conhecimento técnico em desenvolvimento e webdesign. A presença online é essencial para aumentar a visibilidade para a marca, pois disponibiliza e facilita o acesso ao nome da empresa, descrição, endereço, telefone e outras informações importantes para que o cliente conheça e confie na empresa. Sendo assim, contribui para o aprimoramento do marketing e, consequentemente, das vendas.

Continua depois da publicidade

Saiba mais acompanhando o canal Tecnologias para o empreendedor.