Uma maneira de ostentar sem parecer ostentação. Assim é possível definir o Quiet Luxury (luxo silencioso), tendência que marcou 2025 e deve ganhar força em 2026. O Litoral de Santa Catarina, conhecido pelos imóveis de alto padrão, não ficou de fora da tendência e tem exemplos a entregar ao mercado.

Continua depois da publicidade

Na prática, o Quiet Luxury valoriza a elegância discreta e o conforto emocional. Segundo Scheila Michaelsen, diretora de negócios da Lotisa Empreendimentos, essa visão tem influenciado de forma decisiva o setor.

— O consumidor de alto padrão está disposto a investir em privacidade, funcionalidade e bem-estar na área íntima do imóvel, e isso impacta diretamente na valorização — afirma.

No prédio Skyline, localizado na Beira-Rio de Itajaí, um exemplo do luxo silencioso: o closet virou protagonista na suíte máster de quase 38 metros quadrados ao ocupar 20 metros quadrados. A arquiteta Roberta Zimmermann explica que a demanda por closets amplos e banheiros duplos reflete não apenas uma questão estética, mas também de convivência:

— Hoje o luxo é ter individualidade dentro do lar. Um closet bem dividido, equilibrando o perfil masculino e o feminino otimiza a rotina e até evita conflitos — comenta.

Continua depois da publicidade

Sem exageros, a suíte tem uma paleta de cores inspirada na natureza (beges, cinzas, tons terrosos) e o uso de materiais nobres e atemporais, como madeira natural, linho e pedra, além de acabamento de alto padrão. O espaço, que funciona como verdadeiro santuário, ainda conta com vista para o rio e o mar. A paisagem natural, inclusive, é protagonista em praticamente todos os ambientes do apartamento, que está à venda por R$ 7,32 milhões. A entrega do Skyline está prevista para este ano.

Na área de lazer, o residencial conta com comodidades de resort: piscina aquecida com raia para natação, piscina infantil, solarium e fireplace com vista para o mar, mini quadra, playground, kids club, espaços gourmet e para festas, poker bar, academia by Life Fitness, saunas úmida e seca e beauty space.

Para Scheila Michaelsen, os diferenciais arquitetônicos já não se limitam à estética.

— Hoje, investir em conforto, funcionalidade e individualidade na área íntima é garantir bem-estar diário, longevidade estética e um imóvel com valorização acima da média. O verdadeiro luxo contemporâneo está justamente nesse equilíbrio entre convivência e privacidade — um luxo silencioso, porém inegociável — analisa.

Veja fotos de um apê no Skyline

Continua depois da publicidade