nsc

publicidade

Safety apresenta

Empresa catarinense se destaca no segmento de diagnóstico por imagem 

Levantamento radiométrico, controle de qualidade no diagnóstico de imagem e software pioneiro colocam empresa catarinense como referência no setor. 

30/09/2019 - 16h45

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
(Foto: )

Reconhecida pela precisão minuciosa na emissão de laudos e suporte completo ao cliente, a Safety Soluções em Radioproteção também computa a agilidade como um dos seus maiores diferenciais.

— Recentemente, nosso sistema de Gestão em Radioproteção, detectou uma anomalia na imagem em um de nossos clientes e, ao analisar, verificamos que o equipamento apresentava inconformidade. O relatório foi disponibilizado em menos de 2h, o que levou à correção do problema em menos de 24h — relata o Físico Renato Paciência, responsável técnico da Safety.

A empresa realiza a adequação de clínicas e hospitais por meio dos serviços de controle de qualidade em equipamentos de diagnóstico por imagem, Levantamento Radiométrico, Cálculo de Blindagem e treinamentos para toda equipe.

— Todos os processos que envolvem radiação são muito sérios, porque lidam diretamente com a segurança do paciente e dos profissionais envolvidos. Esses equipamentos precisam estar dentro dos padrões técnicos exigidos, isso é imprescindível. O levantamento radiométrico e controle de qualidade são fundamentais e devem ser conduzidos por profissionais qualificados e comprometidos com a qualidade do serviço — explica Dr. Carlos Eduardo, Sócio-Presidente da MCI Clínica de Imagem.

O cálculo de blindagem tem a capacidade de reduzir sensivelmente os custos finais das instalações de hospitais e clínicas.

Um dos ‘cases’ mais expressivos da Safety é o de um hospital do Estado que precisava adequar as instalações suscetíveis à radiação.

Com o relatório do Cálculo de Blindagem em mãos e com o auxílio dos profissionais da Safety, foi possível reduzir 35% do valor que seria gasto com a proteção dos ambientes. O serviço prestado de Cálculo de Blindagem é alinhado ao projeto básico de arquitetura, tanto da instalação que recebe o equipamento, quanto dos ambientes adjacentes. Basicamente, o serviço estabelece o padrão necessário para o funcionamento instalações, garantindo a segurança de pacientes e profissionais que atuam na presença de radiação ionizante.

Clínicas odontológicas também economizam: a redução de custos chega a 40% quando há o acompanhamento da Safety desde a concepção do projeto.

As normativas da ANVISA e do Estado de Santa Catarina designam uma série de requisitos para a operação de salas com equipamentos de diagnóstico de imagem que utilizam radiação ionizante. É determinado que portas, teto, paredes e piso contenham blindagem, observando os níveis de restrição de dose descritos pela legislação.

O serviço de Levantamento Radiométrico, também conhecido como “laudo radiométrico”, visa a atestar o atendimento às normas vigentes.

O Levantamento Radiométrico faz a checagem das áreas adjacentes, validando o projeto de blindagem da sala e assegura que o estabelecimento cumpra os padrões de segurança em radioproteção.

Outro teste, seguido do Levantamento Radiométrico, realizado pela Safety Soluções em Radioproteção é feito no próprio aparelho de diagnóstico por imagem, mais especificamente, no cabeçote. O teste de Radiação de Fuga analisa se a blindagem que envolve o equipamento atende as especificações técnicas. Desta forma, pode-se garantir que as pessoas que permaneçam no mesmo ambiente que o equipamento não estejam recebendo radiação acima do aceitável.

— Desde o início das nossas atividades a Safety é nossa parceira para o controle de qualidade dos nossos serviços. Todos os testes e treinamentos aplicados pela safety garantem a qualidade dos nossos equipamentos e da imagem radiológica, além de manter nossa equipe sempre treinada e qualificada — Jeferson Cavichioli, sócio Diretor da Clínica Radus.

Software pioneiro

A Safety Soluções em Radioproteção oferece também ao mercado de diagnóstico por imagem, o software ‘Safe One’, que realiza o controle diário e semanal, de equipamentos como mamógrafos, tomógrafos e hemodinâmicas. Segundo determinação da ANVISA, os parâmetros dos equipamentos avaliados com periodicidade reduzida são essenciais para aumentar a qualidade dos laudos, padronização do serviço, maior segurança ao paciente respeitando os princípios de proteção radiológica(justificação, otimização, limitação e prevenção de acidentes), aumento da produtividade e redução de custos para a instituição.

A Inteligência Artificial do software é alimentada por imagens de padrões, que são estruturas que simulam microcalcificações, nódulos e outras anormalidades. Assim, o ‘Safe One’ consegue comparar as imagens obtidas pelo aparelho dessa estrutura e verificar se as quantidades observadas pelo sistema estão de acordo com as legislações vigentes.

Os relatórios frequentes quando acusam inadequações fazem com que gestores possam atuar de maneira preventiva, eliminando o risco de manter o equipamento parado e a fila de pacientes aumentando por ter um aparelho à espera de conserto.

— Somos comunicados imediatamente caso os equipamentos de nossos clientes apresentem alguma alteração. Então, antes mesmo de termos alguma preocupação, já sabemos como proceder — relata Carlos Queiroz, CEO da Safety Radioproteção .

Relatórios em até 24h

Por entender os transtornos que a ausência de um aparelho de diagnóstico por imagem, seja ele médico ou odontológico, pode gerar, a emissão ágil de relatórios é prioridade da empresa em todos os seus serviços, com prazo máximo de entrega em 24h.

— Os demais prestadores de serviços de radioproteção do mercado levam, no mínimo, 45 dias ou mais para enviar o relatório. Muitas vezes, o equipamento para de funcionar e o laudo ainda não foi recebido. Neste caso, o hospital não gera receita e a população fica sem o serviço — pontua Renato Paciência.

Investir na adequação das instalações resulta em mais qualidade na emissão de imagens para diagnóstico, rentabilidade com a previsão de inadequações e, acima de tudo, segurança de pacientes e profissionais.

Conheça melhor todos os serviços e soluções oferecidos pela Safety e garanta qualidade em seu serviço de diagnóstico por imagem.

Deixe seu comentário:

publicidade