A Tesla, montadora de veículos tecnológicos e que pertence ao bilionário americano Elon Musk, começou os testes dos robôs-táxi na cidade de Austin, nos Estados Unidos. Os testes dos veículos ocorrem, nesse primeiro momento, sem ocupantes.

Continua depois da publicidade

As primeiras voltas dos carros autônomos, ou seja, que rodam sem a necessidade de intervenção humana, aconteceram na segunda-feira (15). Os testes representam mais um passo do projeto da empresa em levar os Robôs-táxi para as ruas americanas já nos próximos meses.

Os veículos autônomos estão em testes nas ruas de Austin desde maio, mas sempre com algum motorista humano ou então com uma outra forma de monitoramento. Essa é a primeira vez que os Robôs-táxi da Tesla circulam pelas estradas sem qualquer tipo de interferência, apenas com a tecnologia e guiada por micro-robôs e Inteligência Artificial.

Robôs-táxi e a meta da Tesla

O início dos testes sem humanos a bordo é mais um passo da Tesla para cumprir um projeto antigo – e pessoal de Elon Musk – de colocar os Robôs-táxi nas ruas. Mais do que transporte de passageiros, os veículos autônomos também podem ser usados para outros serviços e operações comerciais e de logística.

Apesar dos avanços, ainda não há uma previsão exata de quando o serviço vai, de fato, passar a ser oferecido. A tendência é de que o início seja na cidade de Austin, já que a legislação do Texas permite que veículos autônomos circulem pelas ruas, desde que cumpram uma série de requisitos de segurança e respeitem as regras de trânsito.

Continua depois da publicidade

Carros autônomos pelo mundo

A Tesla não é a única empresa que tem nos veículos autônomos um projeto ambicioso de futuro. Outras montadoras possuem projetos semelhantes, e algumas já estão próximas de iniciar novos testes e de lançar modelos com alta tecnologia.

Nos últimos dias, a Stellantis, empresa dona de montadoras como a Fiat e a Peugeot, anunciou uma parceria com a Bolt, startup de mobilidade, para lançar carros que dirigem sozinhos e que serão usados em operações logísticas e comerciais na Europa.