No ambiente de trabalho, o espaço para troca de experiências e acesso a ferramentas de aprendizagem contribui de maneira direta no desenvolvimento dos colaboradores, e por consequência, gera melhores resultados. Ciente desse cenário, a Jungle Devs, empresa brasileira que cria equipes de desenvolvimento de produtos digitais para parceiros em todo o mundo, aposta em um ambiente de trabalho colaborativo, com uma cultura sólida pautada no compartilhamento de conhecimentos e constante capacitação da equipe.

Continua depois da publicidade

Com a missão de repensar a forma como as pessoas aprendem e criam tecnologia, a empresa fundada em fevereiro de 2018, desenvolve processos, ferramentas e tecnologias a fim de impulsionar os produtos de parceiros e proporcionar um crescimento de carreira exponencial para as pessoas, inclusive de seus próprios colaboradores. Apesar de ser considerada uma companhia nova no meio corporativo, a Jungle Devs já se consagra como referência no mercado. Como reflexo de uma gestão que valoriza e investe em seus funcionários, a empresa conquistou neste ano o selo GPTW 2020, sendo destaque entre as melhores empresas para se trabalhar em SC.

— Sempre acreditamos que era possível construir uma empresa focada em pessoas e no desenvolvimento das mesmas, e que seria possível fazer isso de maneira saudável. Receber a conquista do GPTW é uma comprovação de que estamos no caminho certo, e nos dá ainda mais motivação para buscar novas iniciativas e continuar nos reinventando — afirma Andrio Renan Gonzatti Frizon, Head of People na empresa.

A partir de levantamento realizado pela Great Place to Work, entidade global considerada referência na análise de clima organizacional, a Jungle Devs conquistou a 4º posição do ranking, na categoria pequeno porte – empresas com 30 a 99 colaboradores. O resultado é obtido através de pesquisas internas e avaliação da gestão de pessoas, em metodologias aplicadas pela GPTW junto aos colaboradores, tornando a conquista ainda mais importante e evidenciando que as práticas realizadas internamente têm sido efetivas e bem aceitas.

O êxito no trabalho se retroalimenta. Outro forte indicador do modelo de negócio eficiente da empresa está na rede de clientes satisfeitos com as entregas de qualidade feitas de forma consistente pela equipe, constantemente engajada e alinhada aos propósitos da companhia. Hoje são os próprios clientes que trazem novos projetos através de recomendações ou até mesmo de expansão de seus próprios negócios. Além disso, a maioria dos clientes da Jungle Devs estão fora do Brasil, principalmente nos Estados Unidos (na região do Vale do Silício, Texas e Nova Iorque), e também Polônia, África do Sul e Austrália, apresentando uma vantagem competitiva na atuação do mercado externo. E para que esse processo seja crescente, investir no crescimento da equipe é imprescindível.

Continua depois da publicidade

Cultura de incentivo ao desenvolvimento profissional

Criada por um grupo de amigos que visava mudar a perspectiva do ensino de tecnologia, facilitando a formação de profissionais e desenvolvimento de produtos para o mercado, a Jungle Devs construiu práticas e ações que incentivam o constante crescimento profissional da equipe e a atração de novos talentos do mercado. Entre elas, está o programa de estágio “Programa Academy”, que consiste no treinamento e capacitação com duração de 12 meses, oferecendo oportunidade para novos profissionais entrarem no mercado de tecnologia.

Esse programa é baseado em uma série de desafios práticos, com contexto de projetos que já foram desenvolvidos pela empresa no passado, e à medida que o participante avança nos desafios, começa pouco a pouco a colaborar com o time de engenharia, sempre sob a supervisão de um engenheiro mais experiente. Dessa forma, há o fortalecimento da autonomia no processo de estágio, ao mesmo tempo em que a empresa garante o amparo e a orientação de um profissional com mais bagagem e conhecimento para contribuir com o treinamento.

— Temos uma equipe de liderança que tem experiência na nossa área de atuação, o que nos permitiu treinar pessoas com um foco alinhado com a cultura da empresa, que por sua vez hoje já estão experientes a ponto de treinar ainda mais pessoas. Dessa forma, conseguimos criar uma cultura muito forte de formação de novos profissionais, e ao oferecer a possibilidade de cada um se tornar um mentor e passar esse conhecimento adiante, também estamos treinando os mesmos para evoluírem habilidades de liderança e comunicação, que nos ajuda a aumentar a retenção — destaca Antonio Adalberto Duarte Júnior, Managing Director da Jungle Devs.

Para o quadro de funcionários já contratados, a empresa destina, dentro do horário de trabalho, um tempo alocado para que cada profissional busque se capacitar. Seja através da leitura de artigos técnicos e livros, ou até mesmo realizando cursos e recebendo suporte de outros profissionais mais experientes. Esse processo é ainda mais estimulado pelo fato da companhia possuir um plano de carreira que permite crescimento constante, com revisões semestrais e que incentiva o desenvolvimento dos colaboradores. Além disso, a Jungle Devs possui uma política de compra de livros e cursos online a partir da indicação do colaborador. Também há uma cota trimestral para participação de eventos pagos, como cursos, palestras e workshops.

Continua depois da publicidade

jungle devs
(Foto: Divulgação)

Comunicação e integração são fundamentais para bons resultados

A empresa aposta na troca de conhecimento entre a equipe, reconhecendo através desse processo a construção de um ambiente de trabalho colaborativo e de maior engajamento. Sendo a comunicação um dos principais pilares da companhia, a realização de reuniões diárias, semanais ou quinzenais estimula a criação de vínculos e também permite maior proximidade, tanto dos processos, como das equipes.

Esse compartilhamento é feito diariamente, nas chamadas “reuniões de Stand-up”, onde cada equipe se reúne por aproximadamente 15 minutos e cada pessoa compartilha as atividades que fez no dia anterior, as atividades que está fazendo no dia, e eventuais bloqueios que pode encontrar. Segundo Andrio, nessas reuniões a empresa incentiva a equipe a entrar cinco minutos antes, para que as pessoas possam conversar sobre assuntos diversos, fortalecendo assim a conexão entre as pessoas, principalmente durante o período de isolamento e distanciamento social.

Além disso, a empresa realiza reuniões semanais ou quinzenais entre os grupos de pessoas que trabalham em assuntos similares, mesmo que em equipes diferentes. Nestes momentos, as pessoas compartilham os desafios que vem enfrentando e definem estratégias para que a empresa continue evoluindo dentro de cada área, delegando atividades para cada pessoa buscar conhecimento ou criar treinamentos para preparar as outras pessoas em cada um desses pontos.

O cuidado com o próximo também é fundamental

A comunicação dentro da empresa também é destinada para outros fins, como por exemplo, a criação de espaços de troca para assuntos não relacionados ao trabalho. Na Jungle Devs, são realizadas semanalmente as “reuniões de bem-estar”, com a junção de grupos de quatro a seis pessoas que em geral não trabalham juntas, para conversar sobre assuntos diversos, permitindo uma conexão em um nível mais pessoal e para que também conheçam outras pessoas da empresa que não necessariamente estão em suas equipes.

Continua depois da publicidade

Atualmente, também está sendo feito um happy hour mensal remoto, onde são feitas atividades diferentes em cada edição para aumentar o engajamento das pessoas e fortalecer um ambiente de trabalho que seja de acolhimento e harmonia. Dessa forma, os colaboradores despertam um maior senso de pertencimento e conseguem se sentir mais acolhidos pela companhia.

Para evidenciar isso ainda mais, a empresa realiza ainda um acompanhamento próximo, realizado pelo time de pessoas e cultura, e promove eventos de conscientização sobre saúde emocional, incentivando a prática de terapia e acompanhamento psicológico, mostrando uma preocupação com os profissionais da empresa em sua integralidade. Com olhar humanizado, conecta às pessoas para além da esfera profissional e manifesta também a responsabilidade da empresa com relação ao bem-estar da equipe.

Acesse o canal Great Place to Work e veja mais sobre o que faz de uma empresa um bom lugar para trabalhar.