A Concept be safe, blindadora de São Paulo, inaugurou a primeira fábrica do Brasil dedicada à blindagem de veículos elétricos. Localizada em Sumaré (SP), com um investimento de R$ 5 milhões e capacidade inicial para proteger 30 carros por mês, ela ainda pode expandir para 100 unidades mensais.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A fábrica surge em resposta ao crescimento da frota de veículos elétricos no Brasil, que, segundo a ABVE, emplacou mais de 173.500 unidades em 2024, um aumento de 85% em relação a 2023.
Já em 2023, 25% dos carros blindados pela Concept foram elétricos ou híbridos, percentual que subiu para 40% em 2024.
Processo especial
Entre os diferenciais com relação aos veículos a combustão blindados, a principal, segundo a empresa, está na abordagem de engenharia, materiais e processos para garantir segurança balística, sem comprometer a integridade do veículo elétrico.
Continua depois da publicidade
— No processo de blindagem de carros elétricos, por exemplo, é fundamental considerar o impacto da proteção sobre a distribuição de peso e a autonomia da bateria, o que exige cálculos mais precisos e materiais mais leves — afirma Rogério Garrubbo, conselheiro de inovação e tecnologia da Concept be safe.
Veja imagens
Além disso, é preciso garantir que a blindagem não interfira nos sensores, radares, conectores de alta tensão e na refrigeração da bateria. O isolamento dos circuitos elétricos também precisa ser reforçado para evitar riscos de curto-circuito.
— Vale ressaltar ainda que a blindadora para elétricos deve seguir regulamentações adicionais, garantindo que o processo de blindagem não afete os padrões de segurança elétrica e de bateria impostos pelos fabricantes, bem como a performance do carro — conclui Garrubbo.
Continua depois da publicidade
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial
Leia também
Nova versão do T-Cross traz inédita e limitada cor de fábrica



