Você imaginou tomar um drink feito com ovos? O ovo é sem dúvida, uma das proteínas mais versáteis utilizadas na culinária. Nutritivo e considerado um alimento completo, ele é ingrediente principal em muitas receitas, como massas, pães, bolos, doces, e outros pratos. Em Florianópolis, a empresária Valeria Trento Cabrera fez do ovo o protagonista do cardápio do seu negócio, e o ingrediente está presente não apenas nos pratos, como também nos cafés e até em drinks.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O Contém Ovo é uma operação gastronômica que, segundo a criadora do negócio, utiliza mais de 5 mil ovos por mês na elaboração dos pratos e bebidas. A proteína vem de galinhas criadas livres e certificadas com selos internacionais de bem-estar animal.

— São ovos caipira, de galinhas livres e tamanho jumbo, ou seja, ovos muito mais nutritivos e saudáveis que os convencionais, com mais betacaroteno, vitamina A e vitamina E, com menos colesterol e gordura saturada do que um ovo de galinhas criadas em gaiolas — explica Valeria.

E o negócio vai bem. Segundo Valeria, a primeira unidade foi aberta em outubro de 2022, na Rua Arno Hoeschl, no Centro de Florianópolis, e em novembro de 2023, a segunda foi inaugurada no Mercadão de
Coqueiros.

Continua depois da publicidade

— Ainda neste ano, inauguraremos uma nova operação na região da Madre Benvenuta, no novo food hall Estação Santa Monica, e esperamos não parar por aí! — diz a empresária.

Como a Contém Ovo começou

Valeria é natural de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, e há 15 anos mora em Florianópolis. Com formação em administração empresarial pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e intercâmbio na Universidad de Buenos Aires (UBA), na Argentina, Valeria decidiu ousar e abrir uma operação na qual o ovo é o protagonista.

— Fiz algumas viagens dentro e fora do Brasil que me abriram a mente em relação a novos negócios monotemáticos, dentre eles negócios de abacate, matcha, cookies e ovo. E foi depois de muita pesquisa de referências, planejamento, contratação de profissionais excelentes e sérios para trabalhar no projeto que o Contém Ovo surgiu — conta.

Com uma bagagem de sete anos trabalhando no ramo de vendas e marketing, Valeria deu o primeiro passo para abrir seu próprio negócio em julho de 2021, quando inaugurou uma cafeteria da franquia TO GO em Florianópolis. Depois de pesquisar e planejar, em 2022, Valeria decidiu ousar e criar um restaurante com todos os pratos e drinks feitos com ovos.

Continua depois da publicidade

— Além de um restaurante, somos uma marca que tem como valores ser “divertida, democrática, jovem (independente de idade), cool, prática e tecnológica”. Trabalhamos nossa rede social passando essa forma de ser e nos apresentando como uma marca referência no assunto “ovo” para as pessoas, através de conteúdos informativos nutricionais, curiosidades, apresentação de nossos pratos e claro, sempre um pouquinho de comédia — explica a empresária.

Veja fotos da marca


O preparo dos pratos na Contém Ovo

Como descrito por Valeria, o ovo é “um alimento extremamente democrático”, e por isso a marca está atingindo um público alvo de diversas faixas etárias e tanto homens quanto mulheres, crianças e até pets. Mas a empreendedora acredita que o foco principal são pessoas preocupadas com a saúde e que querem
aumentar o consumo de proteína em sua alimentação, mas sem abrir mão do sabor e do uso de ingredientes de qualidade no preparo.

— Na concepção da ideia entramos a fundo em diferentes formas de preparo do ovo, referências de pratos de diversos países e combinações inusitadas de sabores! Temos oito sanduíches, dois burritos sem glúten, quatro ovos no pote (tipo poke, só que de ovo), sobremesas e até bebidas com ovo, como o Café com ovo, que leva uma espuma de gemada, e o Moscow Mule, drink tradicional da coquetelaria, com espuma de clara de ovo e gengibre. Sim, aqui tudo Contém Ovo!

Continua depois da publicidade

Nos detalhes da arquitetura das lojas, nas embalagens, na forma de atendimento e de comunicação, a marca busca sempre divertir e deliciar os clientes envolvendo-os no mundo do ovo e suas infinitas possibilidades.

Para finalizar, Valeria deixa um conselho para os futuros empreendedores que tem ideias ousadas como a sua:

— Para mim, empreender requer muita pesquisa e é preciso estar o tempo todo em constante estado de inquietude e em busca por uma melhor versão de nossa empresa e de nós mesmos como empresários com dois objetivos: satisfação do cliente e resultado e crescimento do negócio — completa.

Veja fotos dos pratos

Continua depois da publicidade


*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Cerveja mais antiga do mundo volta a ser produzida de maneira sustentável

Alimentação e atividade física ajudam prevenir e controlar a hipertensão

Destaques do NSC Total