Como uma pequena empresa de construção fundada em 1944, no interior da Bahia, se transformou em um dos maiores grupos empresariais do Brasil? O presidente do conselho de administração da Odebrecht, Emílio Odebrecht, esteve ontem na Acij para compartilhar um pouco dessa experiência.

Continua depois da publicidade

Durante a palestra dirigida aos empresários, ele ressaltou conceitos que considera fundamentais para que as empresas tenham êxito. “Toda empresa deve ter um rumo. O nosso é sobreviver, crescer e perpetuar. Esse trinômio adquire sentido especial porque articulamos cada um desses propósitos a resultados claramente definidos.”

Odebrecht lembrou que, para eles, a hierarquia da empresa está no cliente e não na diretoria ou presidência.

– O presidente e os diretores estão a serviço do empresário-parceiro que serve ao cliente, em um modelo descentralizado. Este empresário-parceiro é, de fato, o líder de uma pequena empresa – explica. De acordo com o executivo, as pequenas empresas são todos os negócios que têm ligação ao grupo.

Ele também destacou que o crescimento depende da inovação, educação pelo trabalho das novas gerações, renovação e formação do patrimônio tangível e intangível. Além de lembrar que o fundamental para que uma empresa perpetue está na preservação dos princípios, conceitos, crenças e valores. “É isso que nos dá unidade no nosso modo de pensar e agir”.

Continua depois da publicidade

Odebrecht classificou os tipos de empresário com quem já conviveu durante tantos anos de carreira. Dentre as características que considera mais importantes, lembrou dos que dividem os acertos e assumem os erros, sabem estimular e confiam no potencial das pessoas. “É importante também ser um líder educador, que ofereça aos liderados: tempo, presença, experiência e exemplos.”