nsc
an

Investigação

Empresário de Araquari é indiciado por fabricar álcool em gel irregular

Ele foi identificado durante operação realizada pelo Procon no início de julho

21/07/2020 - 07h09 - Atualizada em: 21/07/2020 - 09h06

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Álcool em gel
Álcool em gel
(Foto: )

Um empresário de Araquari foi indiciado pela Polícia Civil pela fabricação irregular de álcool em gel. Ele foi um dos alvos da operação Álcool Falso, realizada no início do mês pelo Procon, e responderá pelos crimes contra a saúde pública, contra as relações de consumo e contra o meio ambiente.

A Polícia Civil de Araquari foi chamada no último dia 8 para prestar apoio aos fiscais do Procon durante a operação de fiscalização de empresas que fabricam álcool em gel. O órgão estadual recebeu denúncias e realizou uma série de análises e fiscalizações em produtos colocados no mercado por diversas empresas.

Foram flagrados diversos produtos de diferentes empresas que não obedeciam aos critérios de qualidade e eficiência preconizados pela legislação e pela Anvisa. Entre os problemas encontrados estava a concentração do álcool etílico abaixo dos 70% conforme anunciado.

A Polícia Civil verificou que, além das infrações administrativas, alguns responsáveis pelos estabelecimentos comerciais também praticaram infrações penais. Três pessoas foram presas em flagrante. Porém, em uma das empresas não foi possível localizar o responsável, sendo instaurado inquérito policial para dar continuidade à apuração dos fatos.

Na última segunda-feira (20), foram concluídos os trabalhos e o empresário foi indiciado pela fabricação irregular do álcool em gel. Segundo a Polícia Civil, a venda do produto fora do padrão de qualidade não é apto a eliminar os vírus e microrganismos, prejudica não só quem adquire o produto, mas diversas pessoas poderão ser contaminadas. Além disso, eleva o risco de irritações na pele, queimaduras, alergias e até intoxicação.

​> Receba notícias de Joinville e da região Norte de SC por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do AN

Colunistas