A segunda-feira (20) foi marcada pela reabertura do comércio em Florianópolis após cerca de um mês de fechamento por causa da pandemia de Covid-19. Esta terça (21) é feriado nacional (Dia de Tiradentes) e o Sindicato do Comércio Varejista de Florianópolis e Região (Sindilojas) liberou empresários filiados para abrirem suas lojas se assim desejarem. Nos demais municípios, a atividade foi retomada há uma semana.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

De acordo com o Sindilojas, a convenção coletiva permite que, os empresários que desejarem, abram seus comércios no feriado. A recomendação é que, em se mantendo o funcionamento, as empresas se atentem as especificidades da convenção, respeitando direitos e deveres. A empresa que não for filiada ao sindicato pode ser multada em caso de abertura no feriado.

Convenção Coletiva de Trabalho
Convenção Coletiva de Trabalho (Foto: Divulgação)
Convenção Coletiva de Trabalho
Convenção Coletiva de Trabalho (Foto: Divulgação)

Lojas tiveram que se adaptar às novas regras. A liberação para entrar no estabelecimento é de apenas um cliente para cada funcionário e num espaço de 4m² por pessoa. Quem estiver sem máscara – funcionário ou público – não poderá acessar o local, sob pena de multa ou interdição da loja.

> Painel da NSC mostra a evolução do coronavírus em Santa Catarina

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total