O prazo para regularização de débitos fiscais com até 50% de desconto foi prorrogado, e essa opção está disponível até o fim deste mês, dia 31 de agosto. Essa é uma das últimas oportunidades do ano para as empresas organizarem as finanças, recuperarem a saúde fiscal e reduzirem dívidas com segurança jurídica. A avaliação é do advogado Eliézer Marins, CEO da Marins Consultoria, que atua há mais de 55 anos no setor tributário e atende empresas como GM América do Sul, Kopenhagen e L’Oréal Brasil.
Continua depois da publicidade
— Essa prorrogação é uma última janela estratégica para regularizar dívidas com descontos de até 50%. O impacto é direto: recuperação da saúde fiscal, preservação do CNPJ e liberação para novos créditos e contratos. Após esse prazo, as condições especiais acabam e a empresa volta a enfrentar cobrança integral, com execução fiscal iminente — alerta o especialista.
Riscos elevados para quem adiar a decisão
Ignorar o prazo pode trazer consequências sérias para empresas de todos os portes. Segundo o especialista, caso as companhias optem por não regularizar a situação, podem ficar sujeitas a penhoras, bloqueios e protestos, perder a chance de negociar com deságio e comprometer benefícios futuros, inclusive de compensação tributária.
O governo federal tem intensificado os mecanismos de recuperação fiscal e buscado ampliar a arrecadação, e por isso, foca na cobrança de dívidas ativas e redução de benefícios, conforme explica Marins. Para empresas inadimplentes, o cenário pode se tornar ainda mais difícil, com menor margem de negociação no futuro.
Soluções legais podem gerar economia
Segundo Marins, a maioria dos empresários não conhece os instrumentos legais previstos na legislação, que, quando utilizados, permitem uma economia significativa na carga tributária.
Continua depois da publicidade
— Vemos que ferramentas, como o uso de precatórios federais para quitar impostos com deságio ou compensações legais de tributos pagos a maior são ignoradas pelas companhias. Por isso, é necessário pensar em um planejamento tributário que reduza a carga com segurança jurídica. Esses mecanismos estão disponíveis, mas exigem conhecimento técnico e ação rápida, especialmente em períodos de regularização como o atual — explica.
Ainda segundo o especialista, o desconhecimento leva muitas empresas a tomarem decisões equivocadas, especialmente quando tentam resolver pendências por conta própria.
— Muitas empresas entram em parcelamentos ruins por desespero ou falta de orientação. Ainda, no mercado, é comum ver que companhias ignoram opções legais de compensação e negociação mais vantajosas, assumem dívidas indevidas por medo de fiscalização, ou deixam o pagamento para depois, quando o prazo já está correndo — orienta.
Diagnóstico técnico e soluções sob medida
Para evitar decisões prejudiciais e garantir aproveitamento total das condições vigentes, a Marins Consultoria atua junto às empresas para garantir a regularização. A consultoria atua em todo o país, com organizações de diferentes segmentos.
Continua depois da publicidade
— A Marins oferece um diagnóstico rápido, sigiloso e técnico, com leitura completa dos passivos fiscais e apontamento de rotas seguras para economia, regularização e parcelamento. Cada caso é tratado de forma personalizada, com agilidade e foco no resultado antes do fim do prazo — explica o especialista.
Além da análise técnica, a consultoria investe em tecnologia própria para garantir agilidade e precisão. A consultoria conta com sistemas proprietários de análise tributária e simulação de cenários e cruzando dados fiscais com inteligência jurídica.
— Isso nos permite entregar soluções seguras e imediatas, sem margem para erro e sempre dentro do que a lei permite — comenta.
Mais de cinco décadas de atuação e confiança
Com sede no Brasil, a Marins Consultoria acumula mais de cinco décadas de experiência no setor tributário. A empresa é referência em soluções legais e tecnológicas voltadas à regularização de tributos, planejamento estratégico e redução de impostos.
Continua depois da publicidade

— A Marins tem a experiência, a tecnologia e a equipe para agir imediatamente e garantir que sua empresa aproveite o que pode ser a última chance do ano de regularizar débitos com economia real. Esperar custa caro. Agir agora evita prejuízos maiores — finaliza o advogado.
A consultoria está preparada para atender empresas de todos os portes, com soluções personalizadas e sigilo absoluto.

