A equipe de Transição da Reitoria da UFFS divulgou uma nota pública informando que solicitou a reintegração de posse dos espaços ocupados na instituição. Desde a sexta-feira passada estudantes entraram na reitoria em protesto contra a nomeação do professor Marcelo Recktenvald, terceiro colocado em consulta pública, como reitor da instituição.

Continua depois da publicidade

O pedido foi solicitado para a Procuradoria Federal na manhã desta quinta-feira. Esta deve fazer o pedido para a Justiça Federal.

O reitor Marcelo Recktenvald tomou posse na quarta-feira, em Brasília. Ele retornou a Chapecó no início da tarde desta quinta-feira e foi recebido por estudantes com cartazes e gritos pedindo sua renúncia.

O reitor saiu pela lateral do aeroporto sob a vigilância da Polícia Militar. Ele acompanha o trabalho da equipe de transição e está de acordo com o pedido de reintegração.

Estudantes e sindicatos de professores e servidores não reconhecem a nomeação do novo reitor e querem a posse do professor Anderson Ribeiro, primeiro colocado na consulta pública. Uma lista tríplice foi mandada para o Presidente da República, como tradicionalmente é feito nas universidades federais, mas a escolha não foi pelo mais votado, o que gerou descontentamento na comunidade acadêmica.

Continua depois da publicidade

Os estudantes alegam que a ocupação não prejudicou os serviços da instituição.

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.