A enchente em Rio do Sul, por conta das fortes chuvas causadas pelo ciclone extratropical e a cheia do Rio Itajaí-Açu, fez os abrigos da cidade abrirem nesta quarta-feira (4). Pelo menos 87 pessoas já estão nos locais seguros, sendo cerca de 30 famílias.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Rio do Sul e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

Os abrigos que foram abertos até a manhã desta quarta são o salão da igreja luterana do bairro Bela Aliança, salão da comunidade católica do bairro Bela Aliança, salão da igreja do bairro Santa Rita, Lions Clube, no bairro Progresso. A lista completa dos abrigos pode ser acessada neste link.

> O que é um ciclone extratropical e quais os perigos

Mapa de inundação e abrigos de Rio do Sul

Regiões alagadas

Cerca de cinco regiões já estão com ruas alagadas na cidade

Continua depois da publicidade

O nível do Rio Itajaí-Açu às 10h, marcava 8,63 metros no município. A elevação das águas foi de mais de 5 metros em 48 horas, de acordo com a Defesa Civil. Com este nível, mais de 100 ruas já são atingidas. Confira aqui a lista completa.

As autoridades alertam para que os pacientes que utilizam medicamento de uso contínuo prestem atenção para não esquecer os remédios ao se encaminharem para abrigos ou para a casa de amigos ou parentes.

Serviço de Saúde suspenso

A Secretaria de Saúde informou que durante o período da tarde desta quarta-feira não haverá atendimento ao público nas unidades dos bairros Budag, Canoas e Barragem. Nestes locais as equipes se mobilizam para a retirada dos móveis.

No entanto, durante a manhã os atendimentos ocorrem normalmente em todas as Unidades Básicas de Saúde e outras estruturas de atendimento da secretaria. 

Continua depois da publicidade

Atendimento parcial na educação

A prefeitura alerta aos pais de crianças matriculadas na educação infantil ou ensino fundamental de Rio do Sul que não devem levar os filhos para as unidades nesta quarta-feira. 

Algumas escolas ficam em regiões mais baixas e outras, mais altas, e devem ter problemas por conta do acesso do transporte coletivo ou acesso dos professores. As unidades estarão abertas e em funcionamento, mas várias delas terão dificuldade em ter a equipe completa.

Em caso de dúvida, os pais ou responsáveis podem entrar em contato com a unidade.

Assista ao documentário sobre o Rio Itajaí-Açu

Você também pode querer ler

Rio do Sul entra em situação de emergência com aumento do nível do Itajaí-Açu

Chuva deixa mortos, suspende aulas e interdita estradas em SC; veja vídeo

Ciclone causa ondas de até 4 metros em SC e gera alerta de ressaca

Destaques do NSC Total