nsc
santa

Alerta

Enchente em Timbó já atinge quase 30 ruas da cidade

Abrigo para móveis foi diponibilizado aos moradores

04/05/2022 - 17h16

Compartilhe

Bianca
Por Bianca Bertoli
Ruas alagaram com as cheias em Timbó
Ruas alagaram com as cheias em Timbó
(Foto: )

Timbó entrou em situação de enchente depois do Rio Benedito atingir 7,02 metros às 17h15min desta quarta-feira (4). Com isso, mais de 25 ruas registram alagamentos, ainda que de forma pontual, conforme a cota de inundação da prefeitura. Nas áreas mais baixas, moradores enfrentam a invasão da água desde as primeiras horas do dia.

> Clique aqui e receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp

O município não abriu um local de abrigo aos moradores pois entende, até o momento, não haver necessidade. Há, no entanto, um espaço disponível na Rua Blumenau para quem deseja levar os móveis de casa para protegê-los da inundação. 

Se a situação piorar e se aproximar dos 8 metros, um imóvel deve ser disponibilizado à população, de acordo com informações da Defesa Civil.

Com o transbordamento do Rio Benedito, casas estão inundadas e ao menos outras 12 ocorrências foram atendidas nas últimas horas, envolvendo deslizamentos e quedas de árvores. Nenhum dos casos afetou diretamente qualquer residência. A Defesa Civil segue monitorando a situação para planejar as ações.

Em Indaial, a situação também é de emergência, algo que acontece quando o rio atinge 5,50 metros. Às 16h o nível estava em 5,79 metros.

Blumenau e Rio do Sul, os maiores municípios do Médio e Alto Vale, estão em situação de enchente.

Leia também

> Tudo o que você precisa saber sobre o Festival Brasileiro da Cerveja 2022

> Furb vota extinção do Ceops de Blumenau e acordo com Alertablu

> Rio Itajaí-Açu em Blumenau inunda parte das obras da Prainha

Colunistas