A nova edição do Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba começa sábado (22) às 12h30min, no Centro de Florianópolis. O evento, que chega à 8ª edição neste ano, celebra o protagonismo feminino no samba e conta com atividades gratuitas.
Continua depois da publicidade
O encontro será realizado no bar Bugio Centro. A iniciativa integra uma rede internacional de rodas simultâneas, realizadas em mais de 20 cidades e em seis países, como Uruguai, Portugal, Holanda e Argentina.
Entre as cidades brasileiras estão capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e outras. Com isso em mente, às 17h será realizada uma transmissão conjunta, conectando Florianópolis aos demais municípios e países participantes.
O encontro coloca a mulher no centro da roda de samba, valorizando a resistência, sororidade e empoderamento. A iniciativa tem como objetivo aproximar territórios, ampliar possibilidades de trabalho e oferecer uma vitrine gratuita para artistas.
Organizado pelo Samba Yalodê, coletivo formado por sambistas mulheres da Capital, o encontro integra o movimento idealizado pela cantora carioca Dorina Barros, criado em 2018 para fortalecer redes de apoio, difundir o trabalho de mulheres no samba e enfrentar barreiras históricas que limitam a presença feminina nesses espaços. Em 2024, o evento reuniu mais de 40 musicistas e cerca de 100 pessoas em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Confira a programação
- 12h30min – Lançamento do livro “S’embora, gente, vamos de samba!”, de Aline Natureza, que narra a trajetória da sambista Jandira Souza;
- Roda de Choro Mulheril, comandada por Natália Livramento, Ângela Coltri e um time de choronas reconhecidas na cena local;
- 16h30min – Preparativos para a Roda de Samba, que este ano homenageia Nilze Carvalho e Dona Ivone Lara (in memoriam);
- 17h – Transmissão simultânea da grande roda, conectando Florianópolis a outras cidades brasileiras e internacionais participantes;
- O samba segue até 21h30min, com a participação de diversas cantoras e instrumentistas da Capital e região.
Antonietas
Antonietas é um projeto da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.

*Sob supervisão de Luana Amorim

