nsc
    dc

    COC

    Enem 2020: assista ao aulão preparatório do COC Floripa

    Professores da instituição irão revisar as disciplinas de matemática, química, física e biologia que serão cobradas no segundo dia de prova do exame

    20/01/2021 - 12h53 - Atualizada em: 23/01/2021 - 13h39

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Segundo aulão do Enem 2020 promovido pelo COC Floripa acontece neste sábado
    (Foto: )

    A segunda etapa da maratona de provas do Enem 2020 será realizada no próximo domingo, 24. Milhões de estudantes se preparam para o já tradicional exame, que exige dos alunos grande esforço físico e mental. Para alcançar um bom desempenho, é fundamental uma preparação e aprofundamento sobre os conteúdos presentes na prova, porém, devido à pandemia, o modelo de ensino e aprendizado em 2020 sofreu impactos diretos.

    > Enem 2020: tudo que você precisa saber sobre a segunda prova

    Para auxiliar os alunos, o COC Floripa apresenta neste sábado (23) o aulão preparatório com os professores da instituição, que será transmitido exclusivamente nas plataformas digitais e respeitando os protocolos de segurança. O evento inicia às 14h, no formato online, com acesso gratuito e aberto ao público geral.

    Assista ao aulão no link abaixo:

    Com transmissão ao vivo, a revisão dos conteúdos conta com a apresentação dos professores do COC, referências na área da educação do Estado e que irão auxiliar os alunos com conteúdos sobre todas as disciplinas presentes nesta segunda parte da prova. As disciplinas revisadas são as mesmas que constarão no exame: matemática, química, física e biologia. O aulão inicia às 14h, com término previsto para às 18h.

    A ideia do evento é fortalecer o processo de ensino e preparar os alunos, principalmente após um ano tão atípico quanto 2020 para o setor de aprendizagem, que gerou inúmeros obstáculos para alunos, tanto no aspecto técnico quanto financeiro.

    Como participar do aulão

    Os estudantes interessados em assistir o aulão podem ou se inscrever no site do Aulão do COC Floripa, preenchendo o formulário de cadastro. Após essa etapa concluída, o link de acesso será compartilhado. Há também a possibilidade de assistir a transmissão através do YouTube do COC Floripa e no NSC Total.

    Além de acompanhar a transmissão, os alunos inscritos também poderão acessar os materiais apresentados pelos professores e as estatísticas do Enem, com informações sobre os conteúdos que têm maior probabilidade de caírem na prova deste ano.

    Inovação e pioneirismo

    O evento promovido pelo COC Floripa já é tradicional, entretanto, inovação é uma palavra que se mantém presente e faz parte do seu DNA. Neste ano, a instituição promoveu o aulão em duas etapas, separando o foco das transmissões de acordo com as disciplinas exigidas em cada etapa da prova.

    Com a primeira transmissão realizada no último sábado, 16, e a próxima agendada para o sábado, 23, o COC Floripa está realizando o aulão no Estúdio 360º da Fábula Live, localizado na capital catarinense e considerado o primeiro do país a oferecer a experiência 360º. Além disso, essa também é a primeira vez que o espaço é utilizado para a exibição de um aulão, tornando a instituição a primeira neste tipo de transmissão em Santa Catarina.

    Como obter um bom resultado?

    O ano de 2020 foi marcado pela necessidade de adaptação, inclusive no sistema de ensino e aprendizagem. Esse processo trouxe à tona reflexos não apenas na forma de ensinar, mas também despertou sentimentos como insegurança e principalmente ansiedade. Por isso, preparamos dicas importantes para praticar antes e durante a execução da prova, relacionadas a ansiedade, e também a técnicas que irão ajudar no desempenho.

    > Enem 2020: salas de prova têm 80% de ocupação e Defensoria diz que Inep mentiu sobre segurança De acordo com o psicólogo que acompanha os alunos do COC Floripa, Evandro Schutz, um passo fundamental para controlar a ansiedade é identificá-la e então, aceitar a forma com que ela se manifesta. “Essa aceitação faz parte do processo. Por exemplo, se a pessoa, no seu cotidiano, não se comporta como ‘buda’, não se deve esperar que isso aconteça no dia da prova. Por isso é tão importante aceitar o problema, para então refletir a respeito e passar a ter controle sobre isso”.

    Apesar da ansiedade ser um problema que exige atenção e, em alguns casos, a necessidade de um acompanhamento aprofundado, é comum que ela se manifeste em diferentes níveis em situações específicas, como em uma apresentação na escola, um evento importante e também na realização de uma prova, como o Enem. Com algumas dicas e técnicas, é possível minimizar o impacto desse sentimento e então obter melhores resultados. Para auxiliar os estudantes, o psicólogo do COC elencou três dicas valiosas para controlar a ansiedade.

    Dicas para controlar a ansiedade antes e durante a prova do Enem 2020

    1 - Aceitação

    Antes de mais nada, o autoconhecimento é fundamental para reconhecer e identificar de que forma você se comporta frente a situações que sejam consideradas importantes e, por consequência, que exijam mais do que a rotina. Se você já apresenta algum quadro de ansiedade é bastante provável que na realização da prova, esse sentimento desperte também. Aceite-o! A ansiedade pode simplesmente ser um sintoma de alerta para o corpo, ativando a mente e a cognição. Por isso, não se frustre, ignore ou tente evitar essa situação.

    2 - Identifique os sintomas

    Reconhecer pensamentos frequentes que possam afetar diretamente seu desenvolvimento, como ou até mesmo a autossabotagem são características comuns antes de um evento importante. Além disso, manifestações físicas como respiração inconstante ou mais intensa, suor excessivo, manchas na pele e outras reações podem ser provenientes da ansiedade. Identifique quais são as reações do seu corpo nessas situações, para poder lidar com elas da maneira mais adequada possível.

    3 - Mantenha o controle da situação

    Na medida em que esses sintomas são identificados, é importante manter o controle, tanto de forma direta e pessoal, como utilizando estratégias que irão auxiliar a reduzir o estresse provocado pela ansiedade. Entre as técnicas mais efetivas, está a mentalização e o controle da respiração.

    A mentalização deve ser feita não apenas no dia da prova, mas nos que antecedem a realização do exame. A técnica consiste em fechar os olhos e imaginar um cenário positivo, por exemplo, já visualizar a realização da prova com tranquilidade. Isso pode ser feito também durante a prova, ao sentir que o sentimento de ansiedade está se expandindo. Já a técnica da respiração tem como principal objetivo oxigenar o cérebro, e também pode ser feita antes, e durante a prova, buscando alinhar o ritmo da respiração, intercalando com respiros profundos.

    Professores sugerem: mantenha a sua estratégia e não fuja da rotina

    É comum que nesse período pré-prova a tensão e a ansiedade, como falamos anteriormente, se manifeste de forma mais intensa. Para ajudar a manter o foco e a se preparar para a segunda etapa do Enem 2020 neste domingo, os professores Adriano Oesterreich e Gustavo Schmidt, do COC Floripa, elencaram 10 dicas para se sair bem na prova. Confira:

    1 - Mantenha a estratégia que você criou

    É importante não inventar ou arriscar muito nesse momento, por isso, se o aluno treinou no decorrer do último ano e início de 2021 uma estratégia específica, é importante que ela seja mantida. Por exemplo, se o aluno teve o hábito de iniciar respondendo questões da área de exatas e depois ciências da natureza, deve seguir assim. A chance de ter melhores resultados utilizando um hábito já praticado antes é muito maior.

    2 - Avalie o esforço que será dedicado a cada questão

    Não “perca tempo” com questões muito complexas ou com conteúdos que não se tem certeza ou conhecimento suficiente para responder. Busque por questões que considere mais fáceis e conteúdos que tenha mais facilidade para responder.

    3 - Atenção: não se deixe abater pelo cansaço

    A prova exige bastante e é comum sentir cansaço durante o período de resolução. Por isso, é importante não se permitir dominar por esse estado. Respire, tome água, melhore a sua postura. A produtividade está ligada a um bom desempenho físico, por isso de tempos em tempos essas ações podem ajudar a melhorar o seu rendimento.

    4 - Cuidado com o tempo

    Nesse segundo dia de prova, já se sabe que o fiscal sinaliza o período da prova no quadro da sala, por isso, use essa informação a seu favor. Não se apavore ou se desespere, ao invés disso, pare para refletir como está o seu desempenho e reorganize, se necessário, o seu modo de resolução da prova, para garantir que a reta final flua bem e o resultado seja o melhor possível.

    5 - Concentre-se na sua prova

    Evite olhar para os demais concorrentes, mantenha o foco em você. Pouco importa se o colega do lado está aparentemente mais avançado, isso pode fazer parte da forma com que ele optou por executar a prova. Além disso, cuide para não ser afetado por barulhos externos, mantenha a concentração.

    6 - Durma bem na noite anterior

    O sono é um reparador importante, por isso foque na qualidade do seu descanso. Para se ter qualidade do sono, evite dormir muito tarde, não consuma alimentos pesados à noite, não abuse da cafeína na noite anterior e evite mexer no celular ao deitar na cama, pois a luz da tela mantém o seu cérebro ativo.

    7 - Faça um planejamento

    Organize o dia da prova: em que horário deve acordar, quanto tempo precisa para se deslocar até o local da prova com tranquilidade, separe os materiais que precisa levar, etc..

    8 - Esteja preparado fisicamente

    O cérebro consome boa parte da energia, por isso a alimentação também é um fator importante. Tome um bom café da manhã e almoce com tranquilidade. Mas lembre-se de evitar alimentos pesados. Dê preferência para carboidratos de baixo índice glicêmico, para não ter pico de insulina. Já para o lanche durante a prova, não leve nada muito doce ou muito salgado. Opte por chocolate meio amargo, amendoim, banana.

    9 - Não fuja da sua rotina

    Apesar de todas as dicas, também é importante que não fuja muito da sua rotina. Se você está habituado a fazer algo, siga fazendo-o. Não invente ou ouse muito, porque apostar em algo muito diferente pode acabar sendo prejudicial.

    10 - Não estude na noite anterior à prova

    A prova do Enem é um teste desgastante, tanto no aspecto mental quanto físico, por isso é preciso descansar a mente para estar tranquilo para a prova. Não estude até tarde no dia anterior e muito menos na manhã da prova. Faça apenas uma revisão no dia anterior e depois se desconecte.

    Serviço

    O quê: Segundo aulão do Enem 2020 - COC Floripa

    Quando: Dia 23 de janeiro (sábado)

    Horário: 14h às 18h

    Onde: O aulão será online, transmitido ao vivo através do www.aulaococfloripa.com.br. A transmissão também poderá ser assistida através do canal do do COC Floripa no YouTube e aqui no NSC Total.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas