COC
Professores da instituição irão revisar as disciplinas de matemática, química, física e biologia que serão cobradas no segundo dia de prova do exame
A segunda etapa da maratona de provas do Enem 2020 será realizada no próximo domingo, 24. Milhões de estudantes se preparam para o já tradicional exame, que exige dos alunos grande esforço físico e mental. Para alcançar um bom desempenho, é fundamental uma preparação e aprofundamento sobre os conteúdos presentes na prova, porém, devido à pandemia, o modelo de ensino e aprendizado em 2020 sofreu impactos diretos.
> Enem 2020: tudo que você precisa saber sobre a segunda prova
Para auxiliar os alunos, o COC Floripa apresenta neste sábado (23) o aulão preparatório com os professores da instituição, que será transmitido exclusivamente nas plataformas digitais e respeitando os protocolos de segurança. O evento inicia às 14h, no formato online, com acesso gratuito e aberto ao público geral.
Com transmissão ao vivo, a revisão dos conteúdos conta com a apresentação dos professores do COC, referências na área da educação do Estado e que irão auxiliar os alunos com conteúdos sobre todas as disciplinas presentes nesta segunda parte da prova. As disciplinas revisadas são as mesmas que constarão no exame: matemática, química, física e biologia. O aulão inicia às 14h, com término previsto para às 18h.
A ideia do evento é fortalecer o processo de ensino e preparar os alunos, principalmente após um ano tão atípico quanto 2020 para o setor de aprendizagem, que gerou inúmeros obstáculos para alunos, tanto no aspecto técnico quanto financeiro.
Os estudantes interessados em assistir o aulão podem ou se inscrever no site do Aulão do COC Floripa, preenchendo o formulário de cadastro. Após essa etapa concluída, o link de acesso será compartilhado. Há também a possibilidade de assistir a transmissão através do YouTube do COC Floripa e no NSC Total.
Além de acompanhar a transmissão, os alunos inscritos também poderão acessar os materiais apresentados pelos professores e as estatísticas do Enem, com informações sobre os conteúdos que têm maior probabilidade de caírem na prova deste ano.
O evento promovido pelo COC Floripa já é tradicional, entretanto, inovação é uma palavra que se mantém presente e faz parte do seu DNA. Neste ano, a instituição promoveu o aulão em duas etapas, separando o foco das transmissões de acordo com as disciplinas exigidas em cada etapa da prova.
Com a primeira transmissão realizada no último sábado, 16, e a próxima agendada para o sábado, 23, o COC Floripa está realizando o aulão no Estúdio 360º da Fábula Live, localizado na capital catarinense e considerado o primeiro do país a oferecer a experiência 360º. Além disso, essa também é a primeira vez que o espaço é utilizado para a exibição de um aulão, tornando a instituição a primeira neste tipo de transmissão em Santa Catarina.
O ano de 2020 foi marcado pela necessidade de adaptação, inclusive no sistema de ensino e aprendizagem. Esse processo trouxe à tona reflexos não apenas na forma de ensinar, mas também despertou sentimentos como insegurança e principalmente ansiedade. Por isso, preparamos dicas importantes para praticar antes e durante a execução da prova, relacionadas a ansiedade, e também a técnicas que irão ajudar no desempenho.
> Enem 2020: salas de prova têm 80% de ocupação e Defensoria diz que Inep mentiu sobre segurança De acordo com o psicólogo que acompanha os alunos do COC Floripa, Evandro Schutz, um passo fundamental para controlar a ansiedade é identificá-la e então, aceitar a forma com que ela se manifesta. “Essa aceitação faz parte do processo. Por exemplo, se a pessoa, no seu cotidiano, não se comporta como ‘buda’, não se deve esperar que isso aconteça no dia da prova. Por isso é tão importante aceitar o problema, para então refletir a respeito e passar a ter controle sobre isso”.
Apesar da ansiedade ser um problema que exige atenção e, em alguns casos, a necessidade de um acompanhamento aprofundado, é comum que ela se manifeste em diferentes níveis em situações específicas, como em uma apresentação na escola, um evento importante e também na realização de uma prova, como o Enem. Com algumas dicas e técnicas, é possível minimizar o impacto desse sentimento e então obter melhores resultados. Para auxiliar os estudantes, o psicólogo do COC elencou três dicas valiosas para controlar a ansiedade.
Antes de mais nada, o autoconhecimento é fundamental para reconhecer e identificar de que forma você se comporta frente a situações que sejam consideradas importantes e, por consequência, que exijam mais do que a rotina. Se você já apresenta algum quadro de ansiedade é bastante provável que na realização da prova, esse sentimento desperte também. Aceite-o! A ansiedade pode simplesmente ser um sintoma de alerta para o corpo, ativando a mente e a cognição. Por isso, não se frustre, ignore ou tente evitar essa situação.
Reconhecer pensamentos frequentes que possam afetar diretamente seu desenvolvimento, como ou até mesmo a autossabotagem são características comuns antes de um evento importante. Além disso, manifestações físicas como respiração inconstante ou mais intensa, suor excessivo, manchas na pele e outras reações podem ser provenientes da ansiedade. Identifique quais são as reações do seu corpo nessas situações, para poder lidar com elas da maneira mais adequada possível.
Na medida em que esses sintomas são identificados, é importante manter o controle, tanto de forma direta e pessoal, como utilizando estratégias que irão auxiliar a reduzir o estresse provocado pela ansiedade. Entre as técnicas mais efetivas, está a mentalização e o controle da respiração.
A mentalização deve ser feita não apenas no dia da prova, mas nos que antecedem a realização do exame. A técnica consiste em fechar os olhos e imaginar um cenário positivo, por exemplo, já visualizar a realização da prova com tranquilidade. Isso pode ser feito também durante a prova, ao sentir que o sentimento de ansiedade está se expandindo. Já a técnica da respiração tem como principal objetivo oxigenar o cérebro, e também pode ser feita antes, e durante a prova, buscando alinhar o ritmo da respiração, intercalando com respiros profundos.
É comum que nesse período pré-prova a tensão e a ansiedade, como falamos anteriormente, se manifeste de forma mais intensa. Para ajudar a manter o foco e a se preparar para a segunda etapa do Enem 2020 neste domingo, os professores Adriano Oesterreich e Gustavo Schmidt, do COC Floripa, elencaram 10 dicas para se sair bem na prova. Confira:
É importante não inventar ou arriscar muito nesse momento, por isso, se o aluno treinou no decorrer do último ano e início de 2021 uma estratégia específica, é importante que ela seja mantida. Por exemplo, se o aluno teve o hábito de iniciar respondendo questões da área de exatas e depois ciências da natureza, deve seguir assim. A chance de ter melhores resultados utilizando um hábito já praticado antes é muito maior.
Não “perca tempo” com questões muito complexas ou com conteúdos que não se tem certeza ou conhecimento suficiente para responder. Busque por questões que considere mais fáceis e conteúdos que tenha mais facilidade para responder.
A prova exige bastante e é comum sentir cansaço durante o período de resolução. Por isso, é importante não se permitir dominar por esse estado. Respire, tome água, melhore a sua postura. A produtividade está ligada a um bom desempenho físico, por isso de tempos em tempos essas ações podem ajudar a melhorar o seu rendimento.
Nesse segundo dia de prova, já se sabe que o fiscal sinaliza o período da prova no quadro da sala, por isso, use essa informação a seu favor. Não se apavore ou se desespere, ao invés disso, pare para refletir como está o seu desempenho e reorganize, se necessário, o seu modo de resolução da prova, para garantir que a reta final flua bem e o resultado seja o melhor possível.
Evite olhar para os demais concorrentes, mantenha o foco em você. Pouco importa se o colega do lado está aparentemente mais avançado, isso pode fazer parte da forma com que ele optou por executar a prova. Além disso, cuide para não ser afetado por barulhos externos, mantenha a concentração.
O sono é um reparador importante, por isso foque na qualidade do seu descanso. Para se ter qualidade do sono, evite dormir muito tarde, não consuma alimentos pesados à noite, não abuse da cafeína na noite anterior e evite mexer no celular ao deitar na cama, pois a luz da tela mantém o seu cérebro ativo.
Organize o dia da prova: em que horário deve acordar, quanto tempo precisa para se deslocar até o local da prova com tranquilidade, separe os materiais que precisa levar, etc..
O cérebro consome boa parte da energia, por isso a alimentação também é um fator importante. Tome um bom café da manhã e almoce com tranquilidade. Mas lembre-se de evitar alimentos pesados. Dê preferência para carboidratos de baixo índice glicêmico, para não ter pico de insulina. Já para o lanche durante a prova, não leve nada muito doce ou muito salgado. Opte por chocolate meio amargo, amendoim, banana.
Apesar de todas as dicas, também é importante que não fuja muito da sua rotina. Se você está habituado a fazer algo, siga fazendo-o. Não invente ou ouse muito, porque apostar em algo muito diferente pode acabar sendo prejudicial.
A prova do Enem é um teste desgastante, tanto no aspecto mental quanto físico, por isso é preciso descansar a mente para estar tranquilo para a prova. Não estude até tarde no dia anterior e muito menos na manhã da prova. Faça apenas uma revisão no dia anterior e depois se desconecte.
O quê: Segundo aulão do Enem 2020 - COC Floripa
Quando: Dia 23 de janeiro (sábado)
Horário: 14h às 18h
Onde: O aulão será online, transmitido ao vivo através do www.aulaococfloripa.com.br. A transmissão também poderá ser assistida através do canal do do COC Floripa no YouTube e aqui no NSC Total.
Assine o NSC Total e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo jornalístico de Santa Catarina
Deixe seu comentário: