Cerca de 110 mil estudantes de Santa Catarina participam do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (16). Os participantes do vestibular devem responder 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Matemática a partir da 13h30min.
Continua depois da publicidade
No primeiro dia, que ocorreu no último domingo (9), os estudantes precisaram responder 45 questões de Linguagens e 45 de Ciências Humanas, além de escrever uma redação. Neste ano, o tema escolhido foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
Do total de inscritos confirmados em Sana Catarina, 68.237 (61,77%) são mulheres e 42.228 (38,23%) são homens. A faixa etária com mais inscrições confirmadas é de 17 anos, com 31.420 participantes. O exame também conta com 204 estudantes com mais de 60 anos.
Em todo o Brasil, o Enem 2025 conta com mais de 4,8 milhões de inscritos confirmados, um aumento de 38% em relação a 2022. Em comparação com 2024, o aumento no número das inscrições foi de 11,22%.
Tudo sobre o segundo dia do Enem 2025
Qual horário de prova?
Os portões se abrem às 12h e se fecham às 13h. As provas começam a ser aplicadas às 13h30min e se encerram às 18h30min (meia hora mais cedo em relação ao primeiro dia de prova). A aplicação segue o horário de Brasília.
Continua depois da publicidade
A saída dos participantes será autorizada a partir das 15h30min, sem a prova. Já aqueles que quiserem levar consigo o caderno de questões poderão deixar o local de prova a partir das 18h.
Quais são os documentos obrigatórios?
Para fazer o Enem, o estudante deve apresentar um documento de identificação original com foto, emitido por órgãos oficiais, conforme especificado em edital. O exame aceita os seguintes documentos:
- Carteira de Identidade (expedida por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal);
- Documentos de identificação profissional emitidos por ordens ou conselhos de classe reconhecidos por lei;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme a Lei n.º 9.503/1997;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) impressa e emitida após 27 de janeiro de 1997
Documentos digitais com foto, como e-Título, CIN, CNH ou RG Digital, também poderão ser apresentados nos respectivos aplicativos oficiais ou no app Gov.br.
Continua depois da publicidade
Já para estrangeiros, os documentos válidos são: passaporte; identidade emitida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive refugiados, conforme a Lei n.º 9.474/1997; Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) e o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM), previstos na Portaria n.º 11.264/2020; cédula de identidade civil ou documento estrangeiro equivalente emitido por Estado Parte ou Associado ao Mercosul.
Também serão aceitos os documentos digitais com foto, como a CRNM e o DPRNM, quando apresentados pelo aplicativo Carteira Digital do Migrante.
O que pode e o que não pode levar?
O que pode
- Documento de identificação válido, físico ou digital; deve ser original e com foto – obrigatório;
- Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente – obrigatório;
- Cartão de confirmação da inscrição – não é obrigatório;
- Lanche, água e bebidas não alcoólicas podem ser consumidos durante a prova; o ideal é que estejam em embalagens transparentes e sem rótulos;
- Artigos religiosos (como quipá e véu) e materiais de acessibilidade (máquina de escrever em braile, sorobã, lupa etc.) são permitidos, desde que possam ser vistoriados pelos fiscais;
- Máscara facial de uso preventivo;
- Bolsa e mochilas são permitidas, mas não podem ser manuseadas durante a prova.
O que não pode
- Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
- Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos;
- Livros, bula, manuais, impressos, anotações;
- Protetor auricular;
- Relógio de qualquer tipo;
- Quaisquer dispositivos eletrônicos, como garrafa/copo digital, cigarro eletrônico, telefone celular, smartphone, tablet, wearable tech, máquina calculadora, agenda eletrônica e/ou similares, Ipod, gravador, pen drive, mp3 e/ou similar;
- Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico;
- Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
- Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.
Continua depois da publicidade
Qual caneta levar?
A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Os participantes com atendimento especializado para transtorno do espectro autista poderão utilizar caneta em material transparente com tinta colorida exclusivamente nas marcações do Caderno de Questões. O Cartão-Resposta, contudo, deve ser preenchido com caneta de tinta preta.
Mais de 110 mil de candidatos farão a prova no domingo
Cidades atingidas por desastres naturais terão provas reaplicadas
Os participantes de cidades afetadas por desastres naturais terão as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro. O prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, será de 17 de novembro até as 12h do dia 21 de novembro (horário de Brasília). O recurso atende às pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital. O inscrito só faz a prova do dia em que sua participação foi inviabilizada.






