nsc
an

Sem luz

Energia retorna às cidades do Norte de SC após 13 horas de apagão

Queda de uma árvore sobre a rede de transmissão deixou 50 mil unidades sem luz

01/12/2021 - 07h57

Compartilhe

Sabrina
Por Sabrina Quariniri
Energia foi restabelecidade nas cidades do Norte por volta das 4h30
Energia foi restabelecidade nas cidades do Norte por volta das 4h30
(Foto: )

Após 13 horas de apagão, a energia elétrica foi restabelecida nas cidades do Norte catarinense durante a madrugada desta quarta-feira (1°). Segundo a Celesc, a falha na rede de transmissão foi ocasionada pela queda de uma árvore às 15h de terça-feira (30) e deixou 50 mil consumidores das cidades de Araquari, Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul no escuro.

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

De acordo com o gerente regional da Celesc, Wagner Vogel, o trabalho realizado para que o sistema fosse restabelecido foi de alta complexidade, já que o local em que houve o problema era de difícil acesso, e exigiu a presença de 40 profissionais da Celesc, além do apoio da prefeitura de Araquari.

- Utilizamos maquinário pesado do município para abrir caminho e levar o poste até a estrutura danificada. Inclusive, para nos auxiliar na recomposição de retomada do sistema elétrico local, que só foi possível às 4h30 - afirma Vogel.

Com capacidade de 69 mil volts, a linha de transmissão vai de São Francisco do Sul e percorre trechos da BR-280, entre as cidades de Araquari e Barra do Sul, e alcança alguns locais mais afastados, de intensa vegetação.

Segundo o gerente regional, entre as unidades consumidoras afetadas, estavam casas, comércios e grandes indústrias, como o Porto de São Francisco do Sul.

- O impacto foi de bastante relevância. Ainda faremos inspeções de campo para verificar a estrutura do dano e manutenções com a rede já energizada. Será um trabalho intenso nos próximos dias de melhorias futuras - conclui.

População atingida pela falta de luz

Araquari ficou com 9,9 mil unidades consumidoras sem energia durante toda a tarde e início da noite. O número representava mais da metade da população afetada pelo apagão. Por volta de 20h30, a luz começou a voltar no município, mas ainda tinha 4,7 mil sem abastecimento.

No mesmo horário, Balneário Barra do Sul tinha mais de 11 mil unidades sem luz, o que representa 97% de toda a cidade. A situação também era parecida em São Francisco do Sul, onde 31,8 mil das 33,7 mil unidades (94,2%) também estavam sem energia.

Leia também:

Homem é morto após ser baleado nas costas em São Francisco do Sul

Corpo sem cabeça é encontrado na praia em Itapoá

Morre Ivair Nicocelli, fundador do Curupira Rock Club, de Guaramirim

Prevista para 2023, concessão de mais rodovias em SC tem novo decreto

Colunistas