A Rede Municipal de Ensino de Florianópolis inicia o ano letivo nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, com um avanço expressivo na oferta de ensino em tempo integral e a entrega de uma nova unidade escolar. As aulas retornam para estudantes das 40 Escolas Básicas Municipais (EBMs), crianças dos 84 Núcleos de Educação Infantil Municipal (Neim) e pessoas a partir de 15 anos matriculadas na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA).

Continua depois da publicidade

Atualmente, a rede municipal atende cerca de 14 mil crianças na educação infantil, incluindo as entidades conveniadas e aproximadamente 20 mil estudantes no ensino fundamental.

Ensino integral atinge 41% das matrículas

Em 2026, 41% das matrículas dos anos iniciais do ensino fundamental já são ofertadas em tempo integral, o que representa cerca de 4,8 mil estudantes atendidos, de um universo estimado em 11,5 mil matrículas nessa etapa da educação básica.

A ampliação consolida o ensino integral como uma política estratégica do município, voltada à melhoria da aprendizagem e ao fortalecimento do desenvolvimento dos estudantes.

Crescimento acelerado nos últimos anos

A expansão da modalidade vem se intensificando de forma significativa. Em 2024, apenas 5% das matrículas dos anos iniciais eram em tempo integral. Em 2025, o percentual subiu para 25%. Para este ano letivo, quatro em cada dez estudantes dos anos iniciais passam a estudar nessa modalidade, demonstrando um crescimento contínuo e consistente.

Continua depois da publicidade

Avanço nos anos finais dos anos iniciais

A consolidação do ensino integral ocorre principalmente nos anos finais do ciclo. No 5º ano, 98% das turmas já funcionam em período integral, o equivalente a 88 das 90 turmas existentes. No 4º ano, 57% das turmas são atendidas nessa modalidade, totalizando 53 das 94 turmas.

Outro destaque é o aumento no número de escolas com oferta integral plena. Atualmente, 10 unidades da Rede Municipal, cerca de 24% das escolas de ensino fundamental, já oferecem ensino integral em todos os anos iniciais.

Distribuição das matrículas integrais

Do total de 4,8 mil matrículas em tempo integral, aproximadamente 2,3 mil correspondem a estudantes do 5º ano e 1,4 mil ao 4º ano. As demais vagas atendem alunos do 1º, 2º e 3º anos, especialmente nas escolas que já operam integralmente nessa modalidade.

Nova escola em tempo integral é inaugurada

Como parte da ampliação da rede, o prefeito Topázio Neto inaugura nesta quarta-feira (11/02), a Escola Básica Municipal Gentil da Conceição, no bairro Rio Vermelho, no Leste da Ilha, na localidade do Red Park. A unidade atenderá quase 300 estudantes do 1º ao 5º ano em regime de tempo integral.

Continua depois da publicidade

Com mais de 2.300 metros quadrados de área construída, a escola conta com 10 salas de aula, sala de artes, informática e espaço maker, biblioteca, laboratório de ciências e refeitório. A estrutura inclui ainda parque infantil, quadra poliesportiva e espaço de convivência. O investimento da Prefeitura na nova unidade foi de R$ 14,668 milhões.

Mais tempo pedagógico e apoio às famílias

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a ampliação do ensino integral faz parte de uma estratégia voltada ao fortalecimento da aprendizagem, à ampliação do tempo pedagógico de qualidade e à oferta de atividades complementares. A política também atende a uma demanda crescente das famílias e reforça o compromisso da gestão municipal com a educação pública e a comunidade escolar.

Conforme Lei nº 10.199, a Prefeitura informa que a produção deste conteúdo não teve custo e sua veiculação custou em média R$ 2.550,00. 

Acesse o site da PMF e fique por dentro das novidades!