O Ensino Médio é um momento importante na vida dos estudantes, já que marca a transição entre a adolescência e a vida adulta. Além de anteceder os vestibulares e a escolha profissional, essa etapa consolida o percurso iniciado nos primeiros anos escolares. No Colégio Bom Jesus, essa jornada é feita com prioridade no desenvolvimento socioemocional e aprofundamento dos valores franciscanos.
Continua depois da publicidade
A proposta pedagógica da instituição reforça o protagonismo, a autonomia e o autoconhecimento dos alunos. Essa abordagem representa um rito de passagem, em que o estudante se reconhece como agente do próprio aprendizado e começa a traçar o projeto de vida com base em escolhas conscientes e alinhadas aos valores humanos.Segundo o coordenador do Ensino Médio, Marcus Rogério Batschke, o modelo de ensino favorece uma postura ativa dos estudantes.
— Nesse novo modelo de formação, o estudante deixa de ser um agente passivo e conquista mais autonomia no processo de aprendizagem e de construção dos próprios objetivos, sempre orientado pelos educadores para escolhas responsáveis e conscientes — explica.
Estrutura curricular e projeto de vida
O Novo Ensino Médio, regulamentado pela Lei nº 14.945/2024, contempla três séries. No Bom Jesus, a carga horária é ampliada e organizada em 2.766 horas de formação geral básica, que conta com disciplinas como Química, Física, Biologia, História e Geografia, e 634 horas dedicadas aos itinerários formativos.
Com a proposta de ser a parte flexível do currículo, os itinerários formativos permitem que o aluno escolha áreas para aprofundar os estudos conforme o projeto de vida de cada um. As opções incluem quatro áreas do conhecimento: Humanas, Natureza, Linguagens e Matemática, e o estudante escolhe duas delas para compor o percurso acadêmico.
Continua depois da publicidade
O Projeto de Vida é um dos pilares do Ensino Médio no Bom Jesus. Desenvolvido nas duas primeiras séries e trabalhado transversalmente na terceira, a iniciativa promove reflexões e ações voltadas à autonomia, ao autoconhecimento e ao protagonismo.
Na 1ª série, o foco é o autoconhecimento. Na 2ª, o protagonismo ganha destaque, com a exploração dos itinerários formativos. Na 3ª série, o objetivo é consolidar a autonomia e preparar os alunos para os próximos desafios.
Preparação para o Enem e vestibulares
A preparação para exames e processos seletivos é parte estruturante do Ensino Médio. No Colégio Bom Jesus, o estudante recebe orientação para definir objetivos profissionais e compreender o papel que exerce como aluno, cidadão e futuro profissional.
Com o objetivo de capacitar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a instituição aplica avaliações diagnósticas anuais, que permitem acompanhar a evolução do aprendizado. A partir da 2ª série, os estudantes realizam provas simuladas nos moldes do exame oficial, com 180 questões e uma redação, aplicadas em dois dias. Já o treinamento para os vestibulares é feito por meio da Trilha Fera, que contempla atividades de revisão e aprofundamento de conteúdos.
Continua depois da publicidade
— Com muito preparo e incentivo de toda a equipe pedagógica, os alunos são encorajados a seguir para os vestibulares com segurança e confiança — afirma Marcus Rogério Batschke.
O colégio também realiza eventos e ações voltadas à escolha da carreira, com palestras e experiências que ampliam o olhar dos estudantes sobre o mundo acadêmico e profissional.
Ensino internacional e iniciação científica
O Colégio Bom Jesus oferece, ainda, o programa High School, em parceria com a Texas Tech University, dos Estados Unidos. O curso permite dupla diplomação, com a conclusão simultânea do Ensino Médio brasileiro e da High School americana, sem necessidade de sair do país. O programa está disponível para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental até a 2ª série do Ensino Médio.
Outro diferencial é o Programa de Iniciação Científica, que incentiva a pesquisa desde as séries iniciais do Ensino Fundamental. No Ensino Médio, os estudantes participam de projetos de investigação, experimentação e coleta de dados, além de feiras científicas nacionais e internacionais.
Continua depois da publicidade

