A economia brasileira enfrenta diversos desafios, como a inflação em alta, os juros elevados e a desconfiança do consumidor. Segundo o Banco Central,US$ 15,9 bilhões deixaram o país em 2024. Já de acordo com um levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o índice de confiança das empresas chegou a aumentar no ano passado, mas segue como um desafio para o mercado.

Continua depois da publicidade

A dificuldade não está apenas no cenário macroeconômico, mas também, na falta de um modelo de gestão estruturado para as organizações. E, para contornar esses desafios, uma das possibilidades é o Modelo de Excelência em Gestão (MEG), promovido pelo Movimento Catarinense de Excelência (ExcelênciaSC). A solução se apresenta como uma alternativa para fortalecer empresas e órgãos públicos. Com uma metodologia inovadora, o modelo de gestão oferece ferramentas para otimizar processos, melhorar a governança e aumentar a sustentabilidade organizacional.

 — Gerir bem os recursos é uma excelente estratégia em qualquer momento na vida de uma organização. Isso diferencia, destaca e mantém a longevidade do negócio. Em períodos de crise, quando os recursos são mais escassos e as variáveis externas estão desfavoráveis, a boa gestão torna-se uma questão de sobrevivência — explica Giovani Bernardo, presidente do ExcelênciaSC.

Segundo ele, o MEG permite uma visão mais ampla da organização, o que ajuda a entender como diferentes áreas se interligam e diagnostica aspectos que precisam ser aprimorados. 

— É um método prático que mostra o caminho entre onde a organização está e onde quer chegar, estabelecendo de forma clara os passos necessários — comenta.

Continua depois da publicidade

Os erros mais comuns na gestão

A ausência de um modelo estruturado de governança é um dos fatores que tornam empresas mais frágeis diante de crises. Giovani Bernardo destaca que a falta de planejamento estratégico, a ausência de metas e planos de ação definidos e a falta de comunicação são alguns dos maiores erros cometidos por empresas. Essas falhas podem gerar prejuízos graves, tanto interna quanto externamente.

Ainda, é preciso se atentar à gestão financeira e à falta de controle de contas a pagar e receber. A resistência à inovação também gera desafios, já que as empresas não se adaptam às mudanças de mercado. Outro ponto de atenção é a valorização do capital humano: sem reconhecimento, os colaboradores tendem a se sentir desmotivados e buscam novas oportunidades. 

Já na estratégia, é importante ter um posicionamento claro e uma cultura organizacional bem definida. Em caso de crises, é importante que as empresas tenham um plano de mitigação de riscos, evitando efeitos graves. 

Para Bernardo, empresas que não priorizam a gestão estão expostas a riscos significativos.

 — Uma empresa sem um modelo de gestão estruturado é uma empresa em risco. Líderes que não enxergam a gestão como um diferencial estratégico estão conduzindo suas organizações para um destino incerto. Gerir bem os recursos, desde as pessoas até o planejamento de longo prazo, é o que torna uma organização mais competitiva e sustentável— alerta.

Continua depois da publicidade

Prêmio Catarinense de Excelência: reconhecimento e desenvolvimento

Para incentivar empresas e instituições públicas a aprimorarem a gestão, o ExcelênciaSC promove anualmente o Prêmio Catarinense de Excelência. A premiação reconhece organizações que se destacam na aplicação do MEG e investem na melhoria contínua.

 — Além do reconhecimento, o prêmio oferece um diagnóstico completo da gestão da organização, apontando áreas de melhoria. Isso contribui diretamente para aumentar a competitividade e a longevidade do negócio —, destaca o presidente.

Entre as empresas que já adotaram o modelo de excelência em Santa Catarina, estão a WEG, Marisol, Ultragaz, Irani, Librelatto, Ogochi Menswear, Condor, Controol e Teltec, entre outras. 

— Mais do que serem premiadas, essas empresas são reconhecidas pelas boas práticas e pelos resultados alcançados. Assim, elas servem de inspiração para outras organizações — acrescenta.

Continua depois da publicidade

As inscrições para o Prêmio Catarinense de Excelência 2025 já estão abertas. Todas as empresas que adotam o modelo MEG podem se inscrever e concorrer em diversas categorias.

Para saber mais, basta acessar o site da ExcelênciaSC.