A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) contratou, para seu gabinete, dois profissionais que conheceu como maquiadores e que ainda a maquiam eventualmente. Os assessores Ronaldo Hass e Indy Montiel têm em suas redes sociais diversos registros de trabalhos como maquiadores, usando a deputada como modelo. Em suas redes sociais, Erika disse que os dois desempenham funções de assessores. A dupla não se pronunciou sobre o caso.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Folha de S.Paulo, Ronaldo Hass foi nomeado como secretário parlamentar em novembro de 2024 e, desde então, passou por dois remanejamentos de cargo dentro do gabinete. Atualmente, sua remuneração é de R$ 9,7 mil, conforme dados do sistema de transparência da Câmara dos Deputados.

Já Indy Montiel teve a primeira nomeação em dezembro de 2024 e, no início de junho, foi remanejada para outra função. Em maio, seu salário foi de aproximadamente R$ 2,1 mil, conforme a Folha.

Os secretários parlamentares, vagas que os dois ocupam, são responsáveis por tarefas como elaboração de projetos de lei; assessoria de imprensa; agendamento de reuniões etc.

Índy Montiel e Ronaldo Hass se identificam nas redes sociais como profissionais do ramo da beleza e costumam divulgar as maquiagens da deputada em eventos, como quando ela recebeu o título de Grande Oficial da Ordem do Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em maio, e quando ela participou do ensaio técnico da Paraíso da Tuiuti, em fevereiro.

Continua depois da publicidade

Veja as postagens

O que diz a deputada

Nas redes sociais, Erika Hilton afirmou que os dois assessores desempenham funções como briefings, elaboração de relatórios, acompanhamento de notícias e articulação política em pautas LGBTQIA+. Ela negou que contrate maquiadores com verba de gabinete.

“Conheci eles como maquiadores, identifiquei outros talentos e os chamei para trabalhar comigo. Quando podem, fazem minha maquiagem, e eu os credito por isso. Mas, se não fizessem, continuariam sendo meus secretários parlamentares”, explicou a parlamentar.

A assessoria de imprensa da deputada reforçou que Hass a acompanha em compromissos políticos no estado de São Paulo, enquanto Montiel é responsável pela agenda em Brasília. Foram enviadas à Folha imagens dos dois assessores em eventos oficiais, aparecendo em segundo plano durante atividades do mandato.

Continua depois da publicidade

Após a divulgação das contratações, Erika Hilton foi alvo de críticas de adversários políticos. A deputada disse, em rede social, que existe uma perseguição contra ela.

“Eu e meu gabinete continuaremos trabalhando. Comigo, com Ronaldo, com Indy e com tanta gente extremamente qualificada. Gente que você vai fazer uma maquiagem e percebe que a pessoa faria um trabalho melhor do que equipes inteiras”, declarou.

Ronaldo Hass e Indy Montiel não se pronunciaram sobre o caso.

Veja o posicionamento de Erika Hilton

*Com informaçõs do Metrópoles e da Folha de S.Paulo.

Leia também

“Juro é uma coisa que você paga e vai embora”, diz Michel Temer em Florianópolis