A Academia Brasileira de Cinema divulga nesta segunda-feira (15) qual dos seis filmes brasileiros, que disputam a vaga, será o escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026. A situação foi motivo de polêmica envolvendo Fernanda Torres, que foi acusada por usuários das redes sociais de apoiar o longa-metragem “Manas”, produzido por Sean Penn, mas que não é apontado como favorito para vencer a premiação.

Continua depois da publicidade

A polêmica começou após a atriz fazer uma publicação no Instagram sobre o filme “Manas”, produzido por Sean Penn: “O Penn foi o primeiro a abraçar o Ainda Estou Aqui, quando desembarcamos em Los Angeles. O Manas merece demais”.

A publicação foi vista como um suposto apoio de Fernanda para que o filme seja o representante brasileiro no Oscar. Apesar disso, o filme “O Agente Secreto”, estrelado por Wagner Moura, é apontado como favorito e com mais chance de premiação na cerimônia.

“Oscar não se trata de qualidade, pois se fosse, o Brasil já teria inúmeras estatuetas. Por se tratar de lobby e campanha, O Agente Secreto PRECISA ser o escolhido”, comentou uma página no Instagram.

“Nossa! Em que parte da postagem ela disse que Manas foi escolhido para representar o Brasil no Oscar? Agora ela não pode celebrar conquistas de outros filmes que o povo fica surtando e jogando um filme contra o outro? Que viagem!”, escreveu outroa pessoa.

Continua depois da publicidade

Veja as fotos de Fernanda

Fernanda se pronuncia sobre polêmica

Logo em seguida, Fernanda fez uma publicação para cada filme, como forma de demonstrar que não estava se posicionando a favor de nenhum. Neste domingo (14), compartilhou um vídeo falando sobre o assunto.

— Eu fiz um post sobre o “Manas” da minha alegria de saber que Sean Penn tinha abraçado o filme nos Estados Unidos, que foi um apoio que “Ainda Estou Aqui” recebeu. [Ele] Foi o primeiro cara que apoiou a gente nos EUA. Depois, eu soube que virou um negócio enorme no X. Amigos me escrevendo, solidarizando comigo, e aí eu entendi que isso tinha virado uma espécie de posicionamento meu, de que eu quero o “Manas” como nosso representante no Oscar — disse.

A atriz ainda destacou “a safra do cinema brasileiro” este ano e ressaltou que só tem a comemorar o reconhecimento de títulos como “O Agente Secreto”. Ela disse acreditar que o filme será o escolhido nesta segunda:

Continua depois da publicidade

— Eu não tenho nem dúvida que se “O Agente Secreto” for escolhido, ele vai puxar todos os outros filmes. Acho que é um reconhecimento desses dois artistas imensos que a gente tem, que é o Kleber e o Wagner. Essa é a minha opinião. O post sobre o “Manas” não era uma campanha para escolher ninguém para o Oscar. Acho que a escolha de um filme não quer dizer que o outro foi rejeitado. Desculpe qualquer mal-entendido. Eu sou a favor de todos, mas eu acho que “O Agente Secreto” vai ser o escolhido.

Veja o vídeo

Leia mais

Emocionada, Fernanda Torres agradece indicação ao Oscar: “Uma coisa inimaginável”

Indicação de Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui ao Oscar repercute no mundo: “Já fez história”