O prefeito eleito de Canoas (RS), Airton Souza (PL), afirmou que o vídeo em que aparece entregando um maço de dinheiro a uma pessoa dentro de um carro diz respeito a um pagamento de “compromissos pessoais”. As imagens foram registradas por uma câmera escondida e passaram a ser divulgadas nas redes sociais. As informações são do portal Gaúcha ZH.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

No vídeo, o prefeito eleito retira um maço de dinheiro de dentro da calça e entrega a uma pessoa que está no veículo. Em entrevista à Gaúcha ZH, Souza disse que retirava o dinheiro da cintura — e não da cueca — e sustentou que o valor vinha de reservas econômicas para o pagamento de uma dívida pessoal.

— Está na minha declaração de imposto de renda há mais de 10 anos, eu faço sempre uma reserva econômica do que eu ganhei no ano. Cada ano, eu reservo 10%, 15%, e deixo uma reserva de recursos. E ali eu estava honrando um compromisso pessoal. Não foi dentro do comitê, foi dentro de um carro. Ah, e por que estava na cintura? Porque botar no bolso chamaria atenção. Então, eu fui de boa fé, estava honrando um compromisso e o pessoal querendo fazer sensacionalismo. É muito tranquilo esse tema, não vejo nada de anormal — afirmou.

O prefeito eleito disse não se lembrar com precisão quando ocorreu o fato, mas disse que faz “meses”. Ele também disse que o valor entregue não tem relação com a campanha eleitoral. Também preferiu não contar quem recebeu os recursos. Por fim, não quis revelar qual seria o compromisso que estava quitando com o dinheiro.

Continua depois da publicidade

— É um compromisso pessoal meu e está encerrado o assunto — destacou.

O vídeo de Airton Souza entregando dinheiro dentro de um carro passou a circular nos últimos dias e movimentou a reta final da campanha eleitoral na cidade gaúcha.

Ailton foi eleito prefeito de Canoas no segundo turno, disputado neste domingo (28), com 52,12% dos votos válidos, contra 47,88% do adversário Jairo Jorge (PSD), segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Veja prefeitos eleitos nas capitais do Brasil

Leia também

“Será dada a resposta”, diz Cármen Lúcia sobre a polêmica envolvendo Tarcísio e Boulos

Centrão lidera número de prefeituras no país após resultados das Eleições 2024

Prefeitos foram reeleitos em mais de 60% das capitais no Brasil nas Eleições 2024