Dois voos previstos para a manhã desta quinta-feira (12), um com origem em Guarulhos e um com destino a Guarulhos, foram cancelados no Aeroporto de Florianópolis por conta da presença de três drones no aeroporto paulista, na noite de quarta-feira (11). Ambos os voos são da Latam.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Polícia Federal, os drones pertenciam a traficantes que tentavam levar para dentro do aeroporto três pacotes com 55 kg de cocaína cada. Seis voos foram cancelados e 35 foram afetados no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, por conta da presença dos equipamentos. A operação ficou paralisada por 46 minutos no total, mas já foi retomada, conforme o g1.

Em nota ao g1 SC, a concessionária GRU Airport informou que “imediatamente as autoridades competentes foram acionadas e as operações já estão normalizadas” e acrescentou que “o uso de drones nas imediações do sítio aeroportuário coloca em risco a aviação e a integridade das pessoas”.

Já a Latam disse que “repudia e lamenta a situação, totalmente alheia à sua responsabilidade”, e informou que está prestando toda a assistência necessária aos passageiros afetados.

Entenda o que aconteceu

A Polícia Federal informou na manhã desta quinta-feira que a ocorrência foi provocada por traficantes de que tentavam levar para dentro do aeroporto três pacotes com 55 kg de cocaína cada. A rota parte da favela vizinha ao terminal e chega à área restrita do aeroporto.

Continua depois da publicidade

Na noite de quarta, a PF notou uma movimentação estranha no aeroporto. Segundo a corporação, houve uma perseguição e, para tentar escapar do cerco policial, os traficantes levantaram drones para observar a posição das viaturas. A cocaína foi apreendida, mas os traficantes conseguiram fugir. A PF abriu um inquérito.

Em um vídeo publicado no canal do Youtube “Aviação Guarulhos JPD“, um piloto avistou um drone por volta das 21h30min e avisou a torre de controle. Às 23h, foram reportados mais três drones. De acordo com a GloboNews, a torre de controle fez o primeiro contato sobre o incidente com um voo da Latam às 22h42min. Às 23h17min, as decolagens foram liberadas. Contudo, por volta das 23h28min, o aeroporto foi fechado por mais 11 minutos.

As atividades foram retomadas por volta das 23h40min, mas passageiros que não conseguiram decolar permaneciam no aeroporto tentando remarcar a passagem.

Veja vídeo dos drones

O que diz o aeroporto

“A GRU Airport informa que o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, suspendeu momentaneamente pousos e decolagens, na noite desta quarta-feira (11), devido à presença de drones no local. Imediatamente, as autoridades competentes foram acionadas e as operações já estão normalizadas.

Continua depois da publicidade

Ao todo, foram cancelados seis voos e outros 35, afetados. A GRU Airport reforça que o uso de drones nas imediações do sítio aeroportuário coloca em risco a aviação e a integridade das pessoas.”

O que diz a Latam

“A LATAM Airlines Brasil informa que mais de 20 voos da companhia com origem ou destino no Aeroporto de Guarulhos foram impactados nesta quarta-feira (11/06), após a suspensão das operações de pouso e decolagem devido à presença de drones.

A companhia repudia e lamenta a situação, totalmente alheia à sua responsabilidade, e reforça que a segurança de seus passageiros e funcionários é prioridade em todas as suas operações.

A LATAM está prestando toda a assistência necessária aos passageiros afetados, conforme previsto na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).”

Continua depois da publicidade

*Com informações do g1, da GloboNews e do Metrópoles.

Leia também

O que se sabe sobre a queda de avião com mais de 240 pessoas a bordo na Índia