O Domo C, um sistema de defesa instalado em um navio de guerra, interceptou um drone lançado neste domingo (14). A informação foi divulgada pelas Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) e esta foi a segunda vez na semana que o sistema foi usado. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Segundo a IDF, o drone se aproximava de Israel quando a interceptação ocorreu. De acordo com a empresa de segurança britânica Ambrey, o objeto veio do Iêmen e foi destruído também perto de Eilat.
Conflito entre Irã e Israel gera extrema preocupação internacional: “potências militares”
A IDF chama o Domo C de “irmão” do Domo de Ferro, sistema desenvolvido por Israel com o apoio dos Estados Unidos e usado para abater foguetes de curto alcance.
Continua depois da publicidade
Em inglês, C Dome tem a mesma pronúncia de Sea Dome ou Domo do Mar. O nome é uma referência ao equipamento que está instalado em uma embarcação — uma corveta, tipo de navio de guerra.
Domo de Ferro
O Domo de Ferro é um sistema desenvolvido por Israel, com o apoio dos EUA, usado para abater foguetes de curto alcance. O equipamento interceptou milhares de foguetes desde que foi ativado no início da década passada, incluindo os lançados durante o conflito com o Hamas. Israel afirmou que o equipamento tem uma taxa de sucesso superior a 90%.
Irã manda drones e mísseis para atacar Israel; veja o que se sabe sobre o conflito
— O sistema Domo de Ferro é usado contra foguetes. Então, ele pode ser usado inclusive contra ataques de drones. Mas Israel tem um sistema de defesa antiaérea para interceptar misseis, que é o sistema Arrow, que a gente poderia traduzir como flecha ou seta, que é um sistema de defesa aérea Patriot, dos Estados Unidos, com misseis próprios de Israel, especialmente para interceptar mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos — disse o professor de estudos estratégicos da Universidade Federal Fluminense (UFF), Vitelio Brustolin, à GloboNews.
Israel ainda conta com a ajuda importante de países ocidentais como o Reino Unido, França e, principalmente, os Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
— Os Estados Unidos têm bases militares no Qatar, no Bahrein, no Kuwait, no Iraque, na Síria e na Jordânia. Além disso, existe ali uma série de embarcações militares que tinham sido deslocadas para entrada do Mar Vermelho para combater os houthis, de uma coalização de dez países comandados pelos EUA — completa o especialista.
Leia mais
Menina de 3 anos morre vítima de Covid-19 em Florianópolis