“Tieta” foi uma novela que passou em 1989 escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn em uma adaptação da obra de Jorge Amado. Ela conta a história de Tieta, uma jovem bonita, destemida e apaixonada pela vida, mas que acaba se desentendendo com o pai e sendo expulsa de casa. Um marco para teledramaturgia, a trama já tem mais de três décadas e retorna a TV Globo no Vale a Pena Ver de Novo, onde algumas cenas têm chamado bastante atenção. Continue a leitura e veja qual é a mensagem subliminar por trás do primeiro capítulo.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Mensagem subliminar marca o primeiro capítulo em “Tieta”

Continua depois da publicidade

“Tieta” se passa em Santana do Agreste, uma pequena cidade fictícia no interior do nordeste. A trama acompanha a jovem Tieta, que é expulsa de casa pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), um homem rígido e bastante tradicional.

Após humilhar a garota, que foge para São Paulo, ele fica amargurado. Dentro de casa, ele olha para o calendário na parede, que marca a data 13 de dezembro. Ele encara a data, arranca e amassa o papel:

– Faz de conta que esse dia nunca existiu pra mim. – Diz o pai de Tieta.

A cena pode ser entendida como uma referência ao dia 13 de dezembro de 1968, quando o Ato Institucional nº5, conhecido como AI5, entrou em vigor. A ação, assinada pelo militar e presidente Artur da Costa e Silva, foi uma das mais severas atitudes do regime militar, que impactou na vida de políticos da oposição, manifestantes, estudantes, entre outras frentes populares que pediam pela volta da democracia.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, a frase do pai de Tieta pode ser entendida como algo mais amplo e simbolicamente forte, visto que essa data mudou de vez o rumo do país e, para muitos brasileiros, é algo que deveria ser “arrancado” e esquecido.

“Tieta” é um exemplo de que a teledramaturgia brasileira consegue costurar uma trama com a realidade, possibilitando, em suas nuances, uma aula de história.

Veja também como estão os atores de “Tieta” 35 anos depois

Continua depois da publicidade

Leia também

Mudaram muito? Como estão os atores da novela “Tieta” 35 anos depois

Senna: Compare o elenco da série da Netflix com personagens da vida real

Como está o elenco de “O Auto da Compadecida” 25 anos depois

Tieta: Paulo Betti celebra reprise da novela em Vale a Pena Ver de Novo