A venda do creme dental Colgate Clean Mint foi suspensa em todo o Brasil nesta quinta-feira (27) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por efeitos relacionados a inchaço, ardência nos lábios e gengiva irritada em consumidores. Foram ao menos oito denúncias realizadas por clientes sobre a nova formulação do Colgate Total 12.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

As denúncias envolvem 13 efeitos adversos que ocorreram entre 1º de janeiro e 19 de março de 2025. A pasta está sendo comercializada com a nova fórmula desde julho de 2024. A interdição tem prazo de 90 dias, mas a Colgate pode recorrer da decisão.

Veja os principais sintomas relatados

  • inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral;
  • sensação de ardência e dormência nos lábios e na boca;
  • boca seca;
  • gengiva irritada;
  • vermelhidão.

O que a diz Colgate

Sobre a proibição da venda nesta quinta-feira, a empresa ainda não se pronunciou, mas quando os sintomas iniciais foram relatados, a Colgate disse que a mudança na formula é segura, com o fluoreto de estanho.

Continua depois da publicidade

A empresa disse, ainda, que a nova fórmula passou por testes extensivos com consumidores, inclusive no Brasil. Entretanto, a Colgate confirma que “uma pequena minoria das pessoas pode apresentar sensibilidade a determinados ingredientes – como fluoreto de estanho, corantes ou sabores”.

*Com informações do Uol e do g1.

Leia também

Denúncias de violação sexual levam à suspensão de registro e ação do MP contra médico de Lages

Operação contra corrupção em Santa Catarina cumpre mandados em 17 cidades