Você já reparou na tranquilidade que sente quando se depara com um céu azul? Ou, já sentiu incômodo por estar em um lugar cujas paredes são muito escuras? As cores exercem uma influência muito grande nos nossos sentimentos, e podem nos deixar tranquilos, felizes, animados, ou tristes, irritados e sem paciência. Por conta dessa grande influência das cores, elas exercem um poder surpreendente na decoração.
Continua depois da publicidade
Existem diversas pesquisas que refletem sobre a influência das cores no nosso cotidiano e a leitura que o cérebro humano atribui a elas. Uma das mais famosas é a obra “A Teoria das Cores”, escrita por Johann W. Von Goethe, que aborda as experiências que os seres humanos têm a partir de cada tonalidade e a razão por trás dessas reações. No entanto, na hora de escolher a paleta de cores para uma decoração, esses estudos não devem ser tidos como prioridade. Afinal, os gostos individuais e estilo pessoal devem ser levados em consideração na hora de decorar.
A escolha de cores que provocam sentimentos positivos e que promovem a calma contribui para o bem-estar, já que cria um ambiente propício para o relaxamento e a redução do estresse. Além do efeito psicológico, as tonalidades também expressam a identidade e os valores de cada pessoa. Cada escolha, desde a seleção de cores e padrões até a disposição de móveis e objetos, permite que as pessoas deixem suas marcas no espaço em que mais utilizam.
Além disso, elas também têm a capacidade de mudar os efeitos visuais de um ambiente. Ao trocar apenas a cor de uma parede, é possível fazer com que o cômodo pareça mais amplo ou intimista, dependendo do objetivo de cada pessoa. Adotar essas estratégias pode ser interessante tanto para quem está decorando pela primeira vez, quanto para quem deseja transformar um espaço sem fazer grandes investimentos.
Como escolher as cores ideais
Na hora de escolher a paleta de cores para decorar o seu espaço, existem alguns passos que podem ser seguidos. Saber a finalidade principal de um ambiente é um dos fatores determinantes. Em seguida, você pode começar a pensar no tamanho e na iluminação do ambiente. Cores claras tendem a fazer um espaço parecer maior e mais arejado, enquanto cores escuras podem criar uma sensação de aconchego e intimidade.
Continua depois da publicidade
Na hora de escolher as cores das paredes, uma dica é definir também a paleta dos demais objetos que irão compor o espaço. Ao escolher tons que complementam ou contrastam com os objetos, é possível criar um visual equilibrado e agradável.
Ainda, uma dica fundamental é pensar nas preferências pessoais, mas estar aberto a explorar novas opções. Suas cores favoritas podem ser bons pontos de partida, mas é importante harmonizá-las com outros tons e combinações para conquistar o efeito desejado.
O que cada cor transmite
Um dos pontos muito importantes na hora de montar a paleta de cores para decorar o seu lar é entender quais sensações você deseja passar em cada espaço. Confira abaixo uma lista com as principais cores e seus significados:
Preto: Embora seja comumente atrelada a sentimentos de tristeza, também transmite a sensação de elegância e autoridade. Quando aplicada na decoração, pode até passar uma sensação de ousadia. Como é uma cor neutra, é fácil de combinar em uma composição de ambientes. Mas, nesse caso, a dica para não pesar demais é apostar em pontos específicos, como uma parede, artigos de decoração ou móveis.
Continua depois da publicidade
Branco: É a cor mais aplicada ao redor do mundo, devido a sua capacidade de combinar com outros tons e destacar objetos no ambiente. Para quem busca tranquilidade e calma, o branco é ideal. Mas, é preciso ter calma na hora de decorar, já que quando não há contraste com outros tons, o branco pode ficar sobrecarregado.
Verde: Normalmente, aparece muito nas plantas ou nos jardins das casas. Mas, o verde pode ir muito além dessa relação com a natureza, e passar sensações como perseverança, orgulho e generosidade. Em uma composição com outras cores ou tons, ele pode gerar a harmonia perfeita.
Vermelho: É uma cor muito ousada, que carrega significados intensos, como o amor, a excitação e o calor. Devido a essa característica, muitas pessoas consideram que é uma escolha muito ousada, que não combina com a proposta da maioria dos cômodos. Mas, não há nada como um detalhe vermelho na decoração para gerar sentimentos de intimidade e proximidade.
Amarelo: Se você busca um ambiente alegre, essa é a cor para seguir. Ela está associada com esperança, imaginação e criatividade, e por isso, pode ser uma ótima pedida para ambientes de convivência da casa. O seu espírito convidativo pode ser um diferencial para salas de estar, de jogos ou ambientes de jantar.
Continua depois da publicidade
Azul: A sua versatilidade a transforma em um dos tons mais usados na decoração, seja em quartinhos de bebê, espaços de convivência, quartos ou escritórios. A cor passa uma sensação calma, associada a lealdade, harmonia e segurança.
Ainda está com dúvidas?
Se esse é o seu caso, mantenha a calma! Uma solução é solicitar amostras de cores e fazer testes em pequenas áreas da parede, para entender como a tonalidade vai se comportar na iluminação da sua casa. Às vezes, a cor que parecia perfeita em um catálogo pode parecer muito diferente aplicada na realidade.
E não tenha medo de buscar ajuda de um arquiteto ou decorador. Esses profissionais podem oferecer orientações valiosas com base em sua experiência e conhecimento sobre cores, ajudando a criar um ambiente equilibrado e harmonioso.