A implementação do programa de compliance é o caminho encontrado pelas empresas para promover ética, transparência e equilíbrio nas relações comerciais. Por meio de políticas, normas e diretrizes, o departamento mitiga riscos e tem papel fundamental na prevenção de desvios de conduta. Não à toa, o setor está em alta. Segundo a consultoria BBC, o investimento mundial em práticas de gestão antirriscos deverá atingir US$ 17,1 bilhões em 2021.
Continua depois da publicidade
> Compliance oferece vantagens competitivas para todas as empresas
A contribuição do compliance vai além do monitoramento de ameaças financeiras, operacionais, reputacionais ou jurídicas que rondam uma organização. O departamento é considerado um apoio essencial também para a geração de negócios. Isso porque o fechamento de acordos comerciais passa necessariamente pelo mapeamento e pela análise de todos os riscos envolvidos. E quando esse trabalho é bem feito, a tomada de decisão é mais segura.
A Neoway compartilha dessa visão. Líder da América Latina em soluções de Big Data Analytics e Inteligência Artificial, a empresa catarinense faz de seu programa de compliance, o NeoEthics, uma ferramenta relevante em vários sentidos: da prevenção, detecção e remediação de desvios de conduta que podem trazer prejuízos à empresa, até a geração de insumos que aprimoram o dia a dia de outras áreas.
Na Neoway, o gerenciamento de riscos de compliance é feito com soluções próprias que têm a análise de dados como diferencial. A tecnologia permite ao departamento de compliance realizar tarefas como diligências de terceiros e análises de conflitos de interesse de maneira automatizada, com agilidade e precisão, a partir de informações atualizadas. Além disso, com o monitoramento contínuo, tanto de empresas quanto de pessoas, o gerenciamento do risco se torna mais confiável.
Continua depois da publicidade

Luciana Silveira, responsável pelo compliance na companhia, destaca que um departamento eficaz impacta o desempenho da organização como um todo.
—Além de promover a conformidade com as leis, conseguimos contribuir em situações nebulosas nas quais há dúvidas sobre os riscos envolvidos — conta a executiva.
Isso pode acontecer, por exemplo, na contratação de fornecedores com eventuais pendências e vínculos suspeitos, ou no fechamento de acordos com parceiros que têm mídias negativas. E tudo precisa ser feito com muita rapidez para não prejudicar o andamento dos negócios. Para trazer mais eficiência para os processos internos, a executiva afirma que pretende utilizar as ferramentas de onboarding digital e escalar ainda mais os trabalhos de background check.
— No nosso caso, as soluções de tecnologia da Neoway permitem eliminar uma parte significativa das tarefas massivas ou burocráticas com eficiência e economizar tempo para investir em demandas estratégicas — explica Luciana, mas faz um alerta.
Continua depois da publicidade
— A realidade do compliance varia muito de uma empresa para outra, até porque os modelos de negócios são diferentes. O mais importante é fazer a área andar internamente, com os recursos disponíveis, e mensurar o retorno das ações — destaca.
Na visão de Luciana, os principais ganhos externos gerados pelo departamento de compliance têm relação com a credibilidade da empresa, um ingrediente de sucesso no médio e longo prazo.
— É sem dúvida um diferencial competitivo. Percebemos cada vez mais que um programa eficaz de compliance oferece confiança e segurança para clientes e investidores interessados em fazer bons negócios — finaliza a especialista.
Quer saber mais? Acesse o site da Neoway ou visite o canal do NSC Total.
Leia também
Compliance oferece vantagens competitivas para todas as empresas
Continua depois da publicidade
LGPD: como se adequar, regras, fiscalização e todas as dúvidas sobre a lei