O treinador Cassiano Klein, do JEC Futsal, foi eleito, no domingo (12), o melhor técnico de futsal masculino do mundo, válido pelo ano de 2022, quando estava no Cascavel (PR). A premiação é organizada pelo portal Futsal Planet, desde 2003.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

A nomeação de Cassiano acontece agora porque não houve a premiação em 2022, adiada por conta da pandemia. O prêmio deveria ser anunciado no final do ano passado, mas acabou sendo divulgado só em 2024.

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Em 2022, Cassiano Klein completou mais uma temporada à frente do Cascavel e no primeiro semestre levou o time ao título da Libertadores. Ao final da temporada, foi anunciado no Joinville.

Continua depois da publicidade

O prêmio conquistado pelo brasileiro também quebra uma hegemonia europeia. A última vez que um não-europeu ganhou o prêmio foi em 2010, com Fernando Ferretti conquistando o título pela segunda vez. Desde então, Fulvio Colini (ITA), Marc Carmona (ESP), Faustino Pérez (ESP) e Nuno Dias (POR) venceram uma vez cada, Jesús Velasco (ESP) conquistou o prêmio cinco vezes consecutivas e Andreu Plaza (ESP) duas vezes seguidas.

Em sequência, o portal precisa divulgar os prêmios de melhor jogador e melhor jogadora do mundo, sem data definida, para iniciar a premiação de 2023.

Veja imagens do treinador eleito o melhor do mundo em 2022

Como funciona a premiação

Ao todo, são 15 categorias da premiação ,que procura dar um reconhecimento independente aos melhores da modalidade. A intenção dos organizadores é valorizar atletas, clubes e profissionais que compõem o esporte. Durante a temporada, uma rede de contatos pelo mundo todo acompanha jogos e competições reunindo as opiniões e contribuições de toda parte, conforme o portal.

Continua depois da publicidade

Cada eleitor individual vota em seus cinco favoritos em cada categoria dentre os indicados selecionados pela equipe do FutsalPlanet. A votação acontece por ordem de preferência. Assim, o primeiro indicado escolhido recebe cinco pontos, o segundo quatro pontos e assim por diante, com o quinto indicado recebendo um ponto. Se, no caso de um dos eleitores também ser indicado em uma categoria, ele não poderá votar nessa categoria.

O vencedor em cada categoria será o indicado que obtiver mais pontos até a data de encerramento, após a qual nenhum voto será contabilizado.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

“Olha o tamanho”: jararaca “gigante” aparece em terreno e assusta família em SC

Supermercados limitam venda de água mineral em SC por dificuldade no abastecimento

Quem será a candidata a vice-prefeita na chapa do PL na eleição em Joinville

Destaques do NSC Total