Nesta sexta-feira (18), o Rei Charles III embarca em uma viagem para a Oceania, segundo o jornal britânico “The Times”, na qual passará pela Austrália e Samoa. A condição médica do monarca, contudo, fez com que algumas alterações precisassem ser feitas na viagem.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Uma equipe médica será levada junto ao rei na viagem oficial, além de um estoque do sangue dele. Ainda, uma fonte do palácio afirmou que Charles “será monitorado de perto” durante o período.
Dois médicos estarão à disposição, e ele terá que fazer uma pausa no tratamento de quimioterapia que vem realizando por conta do diagnóstico de câncer.
A viagem aos dois países será a primeira dessa proporção desde que a monarquia anunciou que o Rei Charles III, de 75 anos, está com câncer, em fevereiro desde ano.
Continua depois da publicidade
A esposa dele, Camilla, o acompanhará no roteiro, que começa pela Austrália. Charles é chefe de Estado do país, no qual estará entre os dias 18 a 23 de outubro, em Canberra. Na cidade, ele irá conversar sobre os impactos das mudanças climáticas com funcionários do Jardim Botânico Nacional.
Ainda, ele se se reunirá com pesquisadores da Agência Nacional de Ciências da Austrália para discutir as consequências dos incêndios que cinco anos atrás destruíram áreas inteiras do país.
Depois, o casal real seguirá para Sydney, onde um encontro com Georgina Long e Richard Scolyer, pesquisadores na área do câncer de pele, está agendado.
O próximo destino da viagem é a ilha de Samoa, na qual Charles e Camilla participarão da reunião de chefes de governo da Commonwealth, uma organização composta por 56 países soberanos.
Continua depois da publicidade
O evento ocorre entre 23 e 25 de outubro, e tem a participação de diversas nações que possuem laços históricos com o Reino Unido.
Viagem do Rei Charles III foi anunciada em julho
Em julho, a visita à Oceania foi anunciada pelo Palácio de Buckingham, que não detalhou a data em que a viagem ocorreria. Na época, foi informado que a viagem precisou se reduzida por conta do câncer do Rei Charles III, e por isso a Nova Zelândia foi excluída do roteiro.
“Os médicos do rei aconselharam a evitar tal programa no momento, para dar prioridade à recuperação”, afirmou o palácio.
Enquanto príncipe, Charles já esteve na Austrália diversas vezes, mas essa é a primeira em que ele irá na condição de soberano. A última vez que um monarca foi à Austrália foi em 2011, quando Elizabeth II, mãe de Charles, visitou o país.
Continua depois da publicidade
*Com informações do g1
Leia também
Rei Charles III usa coroa real avaliada em R$ 35 bilhões
Kate Middleton anuncia que concluiu quimioterapia; leia o relato