Da fábrica localizada às margens da BR-101, em Araquari, saem cerca de 56 carros premium todos os dias. A unidade da BMW na cidade do Norte catarinense é a primeira a produzir um modelo híbrido plug-in, carro com motor a combustão e elétrico, em toda América do Sul. Os processos para a produção de um X5 são pensados, e se necessário reformulados, cuidadosamente até a chegada na linha final, onde os veículos estão totalmente prontos para os testes de qualidade.
Continua depois da publicidade
A reportagem do NSC Total foi convidada a visitar a fábrica de Araquari da BMW nessa terça-feira (28) e conta como funciona a linha de produção de um X5, desde o início da fabricação até a chegada na área de teste drive.
Como é produzido o primeiro carro plug-in do Brasil
Quando chegam na linha principal da Planta Araquari, os X5 ainda não podem ser chamados de carros. São apenas grandes estruturas metálicas sendo levantadas e movidas por garras mecânicas. A carroceria chega na linha já soldada e pintada. O processo de pintura de outros modelos da BMW ocorre em outra fábrica no mesmo local.
As latarias são mergulhadas em tanques com diversos produtos químicos, como os que servem para prevenir a deterioração do veículo. Durante os diferentes processos, é realizado a pintura em si, com uma das nove cores da cartela da BMW no Brasil. Entre tons de preto, cinza e branco, um modelo azul chama a atenção ao sair pronto da linha. A cor é a mais ousada utilizada pela companhia, porém, uma das que menos atrai compradores.
Levado até a linha principal com auxílio de elevadores, o primeiro passo para montar o carro é, na verdade, desmontar. Todas as portas são retiradas para facilitar os processos que estão por vir. Elas são reintegradas à estrutura mais para frente.
Continua depois da publicidade
Em seguida, vêm etapas importantes para garantir a segurança do carro, como a instalação de airbags e teto solar. Aos poucos, o veículo ganha cofre, porta malas, bancos e toda a tapeçaria. Na 17ª parada da linha, o X5 já está com todo o seu interior montado.
O próximo passo, acompanhado de perto pelo NSC Total, é chamado de “casamento”. Esse é o momento em que a bateria e motor são conectados à carroceria pronta. Nessa etapa, três funcionários misturam processos manuais e eletrônicos. Leva cerca de 10 minutos para finalizar o processo em cada X5.
Confira o momento do “casamento”
Após o “casamento”, o veículo segue para a linha final, onde é checado a todo momento. A partir da 10ª etapa, o X5 já começa a “andar sozinho” dentro da fábrica, ou seja, sem o auxílio de elevadores e garras mecânicas. Já estão prontos para serem conduzidos por um humano.
Durante a visita à BMW, um dos guias afirmou que todos os veículos já saem da fábrica com a mesma qualidade e segurança entregues ao cliente final. Uma equipe de profissionais especializados acompanha todo o processo de montagem dos veículos e realiza testes a todo momento.
Continua depois da publicidade
A equipe da companhia ainda confirmou que 100% dos carros produzidos em Araquari, sejam os X5, X4 ou X1, passam por teste drive em uma pista de 700 metros construída no fundo da unidade. Ao todo, a Planta Araquari tem 1,5 milhão de metros quadrados, sendo 116.800 metros quadrados de área construída.
Qual o diferencial do BMW X5
O X5 une sofisticação, tecnologia e inovação. O modelo foi reconhecido como “Inovação do Ano” na 58ª edição do Prêmio Carro do Ano 2025, promovido pela revista Autoesporte.
O veículo tem faróis afilados e a grade em forma de duplo rim marcando a aparência dianteira. Além disso, o modelo é equipado com o BMW Iconic Glow, uma iluminação ao redor da grade que oferece um visual moderno.
Por dentro, o modelo é equipado com o BMW Curved Display, composto por uma tela de informações de 12,3 polegadas atrás do volante e outra tela de 14,9 polegadas que faz o papel de central multimídia. O sistema se tornou marca registrada da BMW e reduz, significativamente, o número de botões em favor do controle digital para inúmeras funções.
Continua depois da publicidade
Debaixo do capô, o modelo é equipado com um motor a gasolina de seis cilindros em linha de 313 cv e um motor elétrico de 197cv, que juntos desenvolvem 489 cv de potência e 700 Nm de torque combinados. Integrado na transmissão Steptronic Sport de oito marchas, o motor elétrico utiliza um sistema pré-engrenagem para melhorar a entrega de torque e contribuir para um desempenho ainda mais esportivo para o modelo. O BMW X5 xDrive50e acelera de 0 a 100km/h em apenas 4,8 segundos.
A quantidade de energia utilizável que pode ser armazenada pela bateria de alta tensão é de 25,7 kWh. Isso faz com que o X5 alcance em modo 100% elétrico até 79 Km, de acordo com o ciclo PBEV.
Além disso, dois carregadores de alta potência acompanham o carro, um carregador Flex Charger portátil de até 11 kW e uma BMW Wallbox de até 22 kW garantem a recarga em casa e em viagens.
Veja fotos do BMW X5
Continua depois da publicidade

















