A procura pela vacina contra a Influenza é tão intensa que desde segunda-feira (03), quando a imunização foi liberada para o público geral, apenas duas entre as cinco principais cidades de cada região do Estado permanecem vacinando: Blumenau e Florianópolis. Na Capital, a procura é intensa e filas são comuns, somente a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Prainha têm feito em média 300 aplicações por dia.

Continua depois da publicidade

O levantamento da coordenadora da UBS, Juliana Reinert, revela também que muitos escolheram deixar para mais tarde e acabaram perdendo o prazo de exclusividade do grupo prioritário, especialmente os idosos.

A procrastinação de uns fez a alegria de outros. Nadia Gutierres (57), veio fazer a vacina sorrindo pela economia que vai ter desta vez. Há mais de cinco anos ela recorre a rede privada para imunizar toda a família.

— Essa decisão do Ministério da Saúde foi muito boa, poupamos muito. Na minha casa somos quatro pessoas e cada vacina custa pelo menos R$ 80,00. São R$ 320,00 que vamos poder usar em outras coisas e sem prejudicar nossa saúde — comenta Nadia.

A Capital sofreu no primeiro dia de vacinação aberta a todos com uma grande procura de moradores da região metropolitana. A coordenadora do Posto da Prainha, disse ainda que os moradores eram predominantemente de São José, Biguaçu e Palhoça. Houveram até casos pontuais de pessoas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Florianópolis esclareceu que apesar de as vacinas estarem disponíveis em todos os postos de saúde elas são aplicadas apenas em moradores da cidade. Não é necessário apresentar comprovante de residência, apenas documento com foto para que a equipe acesse ao cadastro do paciente no SUS.

A recomendação do Ministério da Saúde (MS) é que as pessoas procurem apenas a Unidade Básica mais perto de casa, onde costumam ser atendidas. As vacinas só estarão disponíveis enquanto houver doses no estoque de cada município, o MS não irá fazer novos envios.

Vacinação nas principais cidades de SC

Blumenau, tem ainda no estoque municipal 1.500 doses. Além destas, outras 1.500 estão disponíveis nos sete Ambulatórios Gerais e em 13 unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF). As vacinas não estão sendo oferecidas nas UBS por causa da greve dos servidores municipais. As salas de vacinação dos ambulatórios funcionam até as 18h já para as ESFs a recomendação da prefeitura é consultar os horários de distribuição de senha ou funcionamento diretamente na unidade. Desde segunda-feira (03) 10.411 doses foram aplicadas.

Itajaí não está ofertando mais a vacina para todos desde quinta-feira(06). O município declarou que apenas no primeiro dia de vacinação foram distribuídas 2.500 doses. A cidade chegou perto de atingir a meta do MS, com 86% do público alvo imunizado até o fim da campanha. Os órgãos locais estudam novas metas para 2020.

Continua depois da publicidade

Joinville encerrou a vacinação para o público em geral nesta quarta-feira (05). Segundo a prefeitura, até o encerramento oficial da campanha na última sexta-feira (31) haviam 29 mil doses excedentes que foram distribuídas em todos os postos de saúde do município. Entretanto apesar do estoque zerado, o município não atingiu a meta de vacinação do público alvo com 81,1%. Entre os prioritários, apenas mães 45 dias após o parto, idosos e funcionários do sistema prisional superaram a meta do MS.

Criciúma também zerou os estoques nesta quarta-feira (05), a cidade já havia atingido a meta dentro do período da campanha imunizando 91,55% da população do grupo prioritário. Por este motivo foram disponibilizadas apenas as 600 doses restantes da vacina contra influenza em cinco Unidades de Saúde.

Chapecó distribuiu vacinas nos 26 postos de saúde do município. De acordo com a administração municipal, a procura foi grande e por isso alguns locais ficaram sem doses já na segunda-feira e o restante na terça-feira. A cidade recebeu ao todo 63 mil doses do Ministério da Saúde e atingiu 96% da população.

Lages disponibilizou ao público geral 11 mil doses que sobraram do período exclusivo ao grupo prioritário, nas 23 Unidades Básicas de Saúde. A imunização está praticamente esgotada no município. A orientação da prefeitura é ligar para a UBS mais perto de casa antes de ir ao local em busca da vacina.

Continua depois da publicidade