A 133 quilômetros de Florianópolis, Tubarão se destaca como um dos principais centros urbanos do Sul catarinense. Com boa infraestrutura, segurança e diversas opções de lazer, o município combina o conforto de um grande centro com a tranquilidade ideal para famílias que buscam qualidade de vida.

Continua depois da publicidade

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Tubarão possui um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,755, o que a coloca entre as cidades brasileiras de alto desenvolvimento humano.

A economia também reflete essa vitalidade: são mais de 20 mil empresas ativas, responsáveis por cerca de 43 mil empregos formais, com destaque para os setores de indústria, comércio e serviços.

Localizada entre o litoral, as estâncias termais e a Serra do Rio do Rastro, Tubarão ocupa uma posição estratégica que impulsiona o desenvolvimento equilibrado da cidade e atrai novos investimentos. O município também consolidou-se como cidade universitária com a criação da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Estudantes de SC criam peças para nova edição do Fashion Senac em Criciúma

Continua depois da publicidade

Fundada na década de 1960, a instituição transformou o cenário local, atraindo estudantes de todo o Estado e impulsionando o desenvolvimento econômico e cultural da região.

Origem do nome

O nome da cidade vem do rio Tubarão, que corta o município. A palavra tem origem tupi-guarani, Tubá-Nharô, que significa “pai feroz”, uma referência à força das águas do rio, calmo na maior parte do tempo, mas violento durante as cheias.

Tubarão também é conhecido como Cidade Azul, apelido criado pelo escritor e jornalista Virgílio Várzea. Segundo os registros, encantado com a beleza do rio refletindo o céu e com as montanhas azuladas ao redor, Virgílio atribuiu o apelido ao município.

Praia queridinha dos gaúchos em SC se prepara para receber até 200 mil turistas no verão

O que fazer em Tubarão

Águas termais

Tubarão abriga duas estâncias termais onde a água brota a 37°C diretamente da fonte. Reconhecidas pelas propriedades terapêuticas, as termas são procuradas por quem busca relaxamento e também por seus benefícios em tratamentos de reumatismo, cálculo renal, problemas circulatórios e outras condições de saúde.

Continua depois da publicidade

A Termas da Guarda, localizada a 10 km do centro, fica na margem direita do rio Tubarão e encanta pela paisagem natural e pela estrutura voltada ao bem-estar. Já a Termas do Rio do Pouso, a 12 km do centro da cidade, está situada na margem esquerda do rio, em um cenário rural tranquilo. Ambas oferecem hotéis confortáveis, piscinas termais, trilhas, passeios a cavalo e gastronomia típica.

Centro Municipal de Cultura

No coração da cidade, na Praça Walter Zumblick, o Centro Municipal de Cultura é um dos principais pontos turísticos de Tubarão. O edifício inaugurado em 2000 abriga o Museu Willy Zumblick, a Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac e uma exposição permanente de fotos da enchente de 1974, que marcou a história do município.

Com 1.820 metros quadrados, o espaço recebe exposições temporárias, oficinas de música e teatro e diversas atividades promovidas pela Fundação Municipal de Cultura. O acesso é livre, e as visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.

Continua depois da publicidade

Urussanga abre inscrições para escolha da Corte da Festa do Vinho 2026

Museu do Ferroviário

Localizado no bairro Oficinas, onde funcionavam as antigas instalações da Rede Ferroviária Federal, o Museu do Ferroviário conta a história do desenvolvimento de Tubarão a partir da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, inaugurada em 1884. O espaço abriga máquinas a vapor, vagões, documentos e objetos históricos que retratam a importância da ferrovia para o crescimento econômico da região.

Criado em 1997 por iniciativa do médico José Warmuth Teixeira e de antigos ferroviários, o museu tem entrada gratuita e pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Parque Linear

Às margens do Rio Tubarão, o Parque Linear é o principal espaço de lazer ao ar livre da cidade. Com ciclovias, áreas para caminhada, deques de contemplação e muito verde, o local se tornou um dos favoritos dos moradores e visitantes que buscam qualidade de vida e contato com a natureza. O parque é de acesso livre e gratuito, podendo ser visitado a qualquer hora do dia.

Leia mais

Império construído pelo Rei do Ovo produz 9% dos ovos consumidos no Brasil

Praia queridinha dos gaúchos em SC se prepara para receber até 200 mil turistas no verão