A cidade queridinha dos gaúchos no Litoral Sul de Santa Catarina já começou os preparativos para a temporada mais aguardada do ano. Com praias extensas, clima familiar e um calçadão cada vez mais movimentado, Balneário Arroio do Silva projeta um verão de grandes atrações e público recorde.

Continua depois da publicidade

O município celebra, em 2025, seus 30 anos de emancipação e promete uma programação especial. As festividades iniciam no dia 13 de dezembro, com a chegada do Papai Noel, e seguem até março, encerrando com a tradicional Arrancada de Motos na Caçamba. O ponto alto será no dia 29 de dezembro, aniversário do Arroio, com show nacional da dupla Marcos & Belutti.

De acordo com a secretária de turismo da cidade, Itaionara Recco, a programação para a temporada de verão conta com muitas novidades.

— Teremos algumas competições, recreações na beira da praia, para contemplar ainda mais o nosso visitante — destacou Itaionara.

Império construído pelo Rei do Ovo produz 9% dos ovos consumidos no Brasil

Continua depois da publicidade

A secretária lembra que o calçadão da beira-mar, revitalizado no ano passado, continua sendo um dos grandes atrativos:

— Foi um sucesso e deve se manter como ponto de encontro para moradores e turistas.

Durante a temporada, a população fixa de cerca de 17 mil moradores salta para aproximadamente 50 mil pessoas, sendo que o fluxo chega ao auge no Réveillon e no Carnaval. Para 2025, a expectativa, conforme Recco, é de 150 mil a 200 mil pessoas nos principais eventos.

Destino queridinho dos gaúchos e idosos

De acordo com o Censo 2022, 83% dos moradores de Arroio do Silva são oriundos do Rio Grande do Sul, o que reforça o vínculo histórico do município com os gaúchos. Além disso, 38% da população tem mais de 50 anos, o que reforça o perfil de um balneário tranquilo e acolhedor.

A gaúcha Rosimaria Machado, de 56 anos, é um exemplo. Ela trocou Viamão (RS) pelo litoral catarinense em 2022 e se diz encantada com o estilo de vida local.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da praia “xodó” dos gaúchos

Após inquérito sem indiciados, famílias de vítimas do acidente com balão em SC se mobilizam

— Eu como gaúcha escolhi o Arroio do Silva por ser uma cidade acolhedora e tranquila. Como gosto de me conectar com a natureza, aqui tem tudo que eu preciso. Eu gosto de meditar, fazer minha caminhada, por isso escolhi esse lugar—  contou.

Atualmente, Rosimaria participa de escola de samba, clube de mães e outras atividades culturais promovidas ao longo do ano.

Veja fotos antigas de Balneário Arroio do Silva

Continua depois da publicidade

Leia mais

Bebê não espera chegada ao hospital e nasce em ambulância em Criciúma

Como é a cidade do Sul de SC ligada ao Rio Grande do Sul por ponte pênsil