A praia “xodó” dos gaúchos no Sul de Santa Catarina, Balneário Arroio do Silva é procurada por visitantes, turistas e veranistas principalmente no verão. Durante a alta temporada a população da cidade salta de 17 mil para mais de 60 mil habitantes. Porém, não é só de verão que vive o município, isso porque ao longo do ano oferece opções gastronômicas, eventos gratuitos e pontos turísticos.
Continua depois da publicidade
A cidade de apenas 29 anos tem atrações tanto na área central quanto nas regiões mais “escondidas”. O principal ponto turístico do município é a Plataforma de Pesca Entremares, de 410 metros de comprimento, que é frequentada por pescadores e por visitantes que vão ao local para curtir a vista do mar e da orla arroio-silvense. Falando em orla, a praia conta com uma das maiores do país, com 22 quilômetros de extensão.
Outro local procurado pelos moradores e visitantes é o calçadão de mais de 1 km de comprimento em frente a beira-mar, que é utilizado para caminhadas e exercícios físicos.
Fora da beira-mar, Balneário Arroio do Silva conta ainda com uma praça central com diversas opções gastronômicas e de comércio. Ao todo, o local conta com mais de 40 empreendimentos gastronômicos. Na área central o comércio segue aberto principalmente nos fins de semana e em dias mais movimentados durante a semana.
— A praça é uma boa pedida, porque tem sempre música ao vivo, uma boa comida, bom chopp. A área central sempre tem alguma atividade, alguma feira ou festa temática, como festa junina que teremos neste mês — pontua Itaionara Recco, secretária municipal de Turismo.
Continua depois da publicidade
Segundo ela, o restaurante Pescador, no Centro do município, é uma boa opção, com variedades de pratos baseados em peixe, principalmente as famosas tainhas pescadas na região.
Veja fotos da praia “xodó” dos gaúchos
Grandes eventos
A tradicional Festa do Peixe de Balneário Arroio do Silva chega à 32° edição neste ano. Esse é o principal evento da cidade fora da temporada de verão, com uma expectativa de mais de 30 mil visitantes, que devem aquecer o comércio local.
A festa tem como principal foco a valorização da gastronomia de frutos do mar. A tainha assada é a grande protagonista, mas outros pratos envolvendo pescados também são comuns. A programação acontece entre 3 e 6 de julho, com exposições, shows e apresentações culturais.
Refúgio litorâneo dos gaúchos
O município atualmente conta com mais de 23% da população residente composta por idosos, com mais de 60 anos. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Censo 2022.
Continua depois da publicidade
Ainda conforme o Censo, a quantidade de pessoas acima dos 50 anos corresponde a aproximadamente 38% em Balneário Arroio do Silva, com mais de 5,9 mil pessoas. A gaúcha Rosimaria Machado, de 56 anos, faz parte deste grupo. Ela saiu de Viamão, no Rio Grande do Sul, em 2022, e desembarcou na cidade catarinense.
A cidade possui um centro com comércio, hospedagem, lojas e opções gastronômicas com forte base em frutos do mar, no entanto, ainda assim com uma grande variedade. Saindo do centro, o sul e o norte de Arroio do Silva já são considerados mais “pacatos”.
Leia também
Pequena cidade turística no Sul de SC recebe gôndola veneziana feita com placas de trânsito
 
				 
                            
                            



