Uma equipe da Latam Airlines está em deslocamento para ajudar na remoção do avião que derrapou em uma das pistas do Aeroporto de Florianópolis nesta quarta-feira (12). De acordo com a Zurich Airport Brasil, ainda não há previsão de quando o local será liberado. Ao menos 34 voos já foram cancelados.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Conforme a companhia, a remoção será feita pela equipe Recovery Team. Porém, não foram divulgados detalhes do procedimento e qual o prazo para recuperação da pista.
Ainda segundo a Latam, todos os passageiros com voos afetados na capital catarinense foram notificados. Para mudança nas viagens sem custo adicional ou reembolso, a orientação é de que a pessoa acesse diretamente a seção Minhas Viagens no site da companhia ou aplicativo, ou se preferir entre em contato por meio da Central de Serviços pelo telefone (11) 4002-5700.
Vídeo mostra momento em que avião derrapa na pista do aeroporto de Florianópolis
Continua depois da publicidade
O incidente ocorreu por volta das 9h20. A aeronave Airbus A321 (PT-MXM), que fazia o trajeto Guarulhos/Florianópolis, extrapolou os limites da pista no momento em que pousava no aeroporto de Florianópolis. Conforme a companhia, o avião contava com 172 passageiros e sete tripulantes. Todos desembarcaram em segurança e foram liberados após avaliação médica.
— Foi um momento realmente de susto e de pensar “meu deus, e a minha vida?”. Naquela hora realmente passou na cabeça um filme […]. Ele veio aterrissando e daqui a pouco aumentou a velocidade, dai a aeronave balançou e entrou pela lateral. Não foi assustadora, mas todos nós sentimos — relata a professora e socióloga Lelia Nunes, uma das passageiras do avião.
Confira os voos cancelados após avião derrapar e fechar aeroporto em Florianópolis
Conforme o Painel de Voos do aeroporto, ao menos 34 voos foram impactados em decorrência do fechamento. Em alguns casos, passageiros estão sendo levados para os aeroportos em Navegantes e Curitiba.
Quais os direitos do consumidor em caso de atraso ou cancelamento de voo
O Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o aeroporto, confirmou que a pista 14/32 segue fechada e que atua junto a cia aérea “no atendimento dos passageiros e trabalha com os demais órgãos competentes para a liberação da pista o mais breve possível”.
Continua depois da publicidade
“l. A concessionária pede que os passageiros com voos marcados para hoje entrem em contato com a cia aérea para remarcações e informações sobre o voo”, diz o comunicado.
Leia também:
Ciclone deixa SC em alerta em meio a estragos com chuva e microexplosão
FOTOS: aeroporto de Florianópolis vive dia de “caos” após acidente

