O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, depois de ter passado por uma cirurgia no dia 13 de abril para tratar uma obstrução intestinal. O boletim divulgado nesta terça-feira (22) afirma que ele apresentou “sinais efetivos de movimentação intestinal”.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Ainda, a equipe médica que acompanha o ex-presidente afirma que ele continua com uma evolução clínica, porém está em jejum oral e “nutrição parenteral exclusiva”.

“[Bolsonaro] segue aumentado a intensidade da fisioterapia motora e medidas de reabilitação. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI”, informa o comunicado.

Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama, já explicou que somente familiares estão tendo contato com o ex-presidente, por conta da recomendação de não receber visitas. Bolsonaro tem realizado fisioterapia motora e medidas de reabilitação, que foram intensificadas.

Continua depois da publicidade

Bolsonaro passou por cirurgia recente

O procedimento realizado no dia 13 de abril durou cerca de 12 horas e tinha como objetivo remover aderências intestinais, conhecidas como bridas, assim como reconstruir parte da parede abdominal. Esse tipo de alteração é comum em pacientes que passaram por cirurgias abdominais anteriores e podem causar dor, obstruções e outros sintomas.

Bolsonaro teve uma obstrução intestinal, caracterizada pelo bloqueio parcial ou total da passagem dos alimentos digeridos pelo intestino. A condição pode ser ocasionada por tumores, hérnias, inflamações, intoxicações, ou pelas chamadas bridas intestinais.

Ainda que Bolsonaro esteja evoluindo bem, não há uma previsão de quando ele terá alta da UTI. O hospital em que ele está internado informou que o ex-presidente continuará sob monitoramento intensivo.

Continua depois da publicidade

*Com informações de Metrópoles e Uol

Leia também

Bolsonaro tem estado de saúde atualizado e segue sem previsão de alta da UTI

Novo boletim médico atualiza estado de saúde de Bolsonaro, internado há uma semana