O ator Eric Dane, famoso por seus papeis nas séries Greys Anatomy e Euphoria participou do programa Good Morning America e contou sobre o recente diagnóstico que recebeu de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e como a doença está avançando em seu organismo.

Continua depois da publicidade

O Dr. Mark Sloan de Greys Anatomy disse para a apresentadora Diane Sawyer em uma entrevista que, no momento, só tem um “braço funcionando”.

— Meu lado esquerdo está funcionando, meu lado direito parou completamente — disse o ator, completando que tem notado que seu braço esquerdo também está mais fraco.

Erica Dane está com 52 anos e recebeu o diagnóstico de ELA em abril, depois de ter feito vários exames e investigações da doença durante nove meses. Há um ano e meio, o ator sentiu uma fraqueza na mão direito e resolveu procurar ajuda médica.

Continua depois da publicidade

O que é ELA, doença de Eric Dane, ator de Greys Anatomy e Euphoria

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa rara e progressiva que compromete diretamente os neurônios responsáveis pelos movimentos do corpo. Ela afeta tanto os neurônios motores do cérebro quanto os da medula espinhal, responsáveis por transmitir os comandos para que os músculos se movam.

Com o avanço da doença, os sinais do cérebro deixam de chegar aos músculos, provocando fraqueza, perda de força, atrofia muscular e, progressivamente, paralisia. Mesmo com todas as limitações físicas, a ELA não afeta a cognição, ou seja, a pessoa mantém plena consciência, memória e capacidade de raciocínio.

A doença costuma começar com fraqueza em uma mão, perna ou dificuldade para falar. Com o tempo, surgem problemas para engolir, respirar e realizar qualquer movimento voluntário. Em fases avançadas, é comum o uso de ventilação mecânica.

Continua depois da publicidade

A ELA é considerada rara, com cerca de 1 a 2 casos a cada 100 mil habitantes por ano. A maioria dos casos ocorre de forma esporádica, sem causa definida, e uma pequena parte tem origem genética. Não existe cura até o momento, e o tratamento se concentra em aliviar sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Leia também

Dennis Carvalho é o homenageado da série Tributo da Globo e fala sobre grave problema de saúde

Como funciona o sensor de doença crônica que o filho de Marília Mendonça usa