As tradicionais cores azul e branco da Príncipes do Samba, escola mais antiga do Carnaval de Joinville, coloriram o início de uma história de amor. Foi em 24 novembro de 2024, em meio à correria dos preparativos para a folia, que os olhares de Emily Victoria da Silva, 19, e Patrick Klaivert Costa Silva, 23, se cruzaram pela primeira vez.

Continua depois da publicidade

A joinvilense, que hoje integra a corte da escola, conta que começou a sua trajetória na Príncipes do Samba como passista há quatro anos. No dia em que conheceu o atual namorado, ela se apresentava na Sociedade Kênia Clube, símbolo da cultura negra na maior cidade de Santa Catarina e sede da agremiação.

Veja fotos do casal na folia

Na época, Patrick ainda não frequentava a escola com tanta regularidade, mas foi prestigiar a apresentação para acompanhar um amigo. Coincidência do destino ou não, foi o ritmo agitado e animado do Carnaval que embalou a primeira conversa do casal e marcou o início de uma paixão que duraria muito mais do que apenas um final de semana.

— Ele me viu apresentando e depois de um tempo a gente começou a conversar, nesse mesmo dia. Desde então a gente nunca mais se separou — revela.

O amor entre os dois foliões foi oficialmente selado com o pedido de namoro alguns meses depois, no auge do Carnaval, em 15 de fevereiro de 2025. Além de se apaixonar pela jovem, Patrick também assumiu o compromisso com o principal cupido da relação e atualmente atua como ritmista da agremiação.

Continua depois da publicidade

— Acredito que a gente foi intenso desde o começo, igual ao Carnaval. Eu sempre fui apaixonada por Carnaval e ele também, então é algo que os dois gostam, que os dois se apoiam — conta.

Para além do “match”

Viver uma história de amor também tem os seus desafios e o casal joinvilense sabe bem disso. No ponto alto dos festejos carnavalescos, Emily viveu o dia a dia na preparação para entrar na avenida. cumprindo os compromissos especialmente designados para a corte, no seu papel como Cidadã do Samba.

— Responsabilidade de muitos ensaios, presença na escola, de não poder faltar, e atualmente a gente mora junto. Então, ele teve que ter paciência comigo para entender a minha responsabilidade com a escola. (…) Eu quase não parava em casa, sempre saía do trabalho, ia para a escola, chegava tarde em casa —  conta Emily.

Com muito apoio, respeito e carinho, o casal seguiu junto na rotina e viveram os momentos intensos que antecedem a entrada na avenida. 

Continua depois da publicidade

No fim, todo o esforço foi recompensado. A escola Príncipes do Samba se consagrou como a campeã do Carnaval de Joinville 2026 em 8 de fevereiro. São quatro décadas de história que levaram ao 14º título com um samba-enredo sobre o baobá, árvore sagrada na lenda Iorubá, ligada à ancestralidade do povo negro. Agora, Patrick e Emily continuam no ritmo acelerado e contagiante não apenas do samba, mas também do amor duradouro que floresceu durante o carnaval.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira