O Carnaval de Rua de Lages, na Serra catarinense, acabou nesta sexta-feira (6). A programação, que contou com dois dias de festa, uniu muita criatividade e samba no pé. Ao todo, seis escolas desfilaram no último dia de celebração.
Continua depois da publicidade
As escolas de samba desfilaram na rua Archilau Batista do Amaral, com fantasias e apresentações que celebraram a cultura popular e a história da Serra Catarinense. O público conseguiu acompanhar o evento presencialmente e por meio das redes sociais, com transmissão ao vivo pela TV Câmara de Lages.
Ao todo, seis escolas de samba entraram na avenida no bairro Universitário no segundo dia de apresentações. Princesa Isabel abriu os festejos da noite, seguida pela 7 de Setembro. Acadêmicos da Brusque foi a terceira a adentrar na folia. Leões da Serra continuou a festa e logo após, a Protegidos de São Carlos desfilou. Unidos do Ritmo Castro Alves (Urca) foi a última escola a se apresentar e encerrou a noite.
Para Isabela Zaparolli, lageana de 29 anos, o momento foi inédito e marcou a sua primeira vez desfilando no Carnaval de Lages. Entre emoção, nervosismo e sentimento de conquista, a jovem descreveu a experiência como a realização de um sonho.
“Desfilar pela primeira vez no Carnaval de Lages é uma emoção muito grande. A preparação foi intensa, com muito trabalho e noites viradas na confecção das fantasias, mas, agora o sentimento é de felicidade e dever cumprido. Existe nervosismo, claro, mas, principalmente a alegria de viver este momento na avenida”, conta ela.
Continua depois da publicidade
Para Carla Zonatto, superintendente da Fundação Cultural de Lages, “retomar o Carnaval de Rua após 20 anos é resultado de um trabalho coletivo e de muita dedicação”
“Agradecemos às escolas de samba, aos blocos, às forças de segurança, às equipes técnicas, aos servidores públicos e a todos que acreditaram e contribuíram para que o Carnaval de Lages voltasse a ocupar a avenida com organização, alegria e participação popular”, disse.
Na primeira noite, outros seis blocos animaram a festa: Bloco da Família Lima, Bloco dos Beiçudos, Bloco do Manequinha, Tenda do Batuque, Bloco do Pé e Bloco dos Gregas.
Durante os dois dias de Carnaval, a Secretaria de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa esteve presente com a campanha “Não é Não”, enaltecendo a importância do respeito e da segurança das mulheres em espaços de lazer e eventos públicos.
Continua depois da publicidade
Campeã deve ser anunciada nesta segunda
A apuração que deve escolher a campeão do Carnaval de Rua de Lages acontecerá nesta segunda-feira (9), no Ginásio Municipal de Esportes Ivo Silveira, a partir das 14h. No local, serão divulgados os resultados oficiais e a grande campeã do Carnaval 2026, encerrando a programação da festa.
Os jurados Laura Haddad, Ane Adade e Guilherme Botelho da Silveira deverão avaliar os quesitos: Comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, evolução, harmonia, bateria, samba-enredo, enredo, fantasia, alegorias e adereços.
O Carnaval de Rua 2026 é uma realização da Liga das Escolas de Samba de Lages (Liesla), com convênio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e conta com apoio institucional da Prefeitura de Lages, via Fundação Cultural de Lages (FCL).







