Pela única vez desembarcando no Sul do Brasil neste ano, o escritor português Valter Hugo Mãe é um dos grandes nomes confirmados no Festival Literário de Santa Catarina. O evento acontece em Joinville, de 21 a 31 de maio, no Complexo do Centreventos Cau Hansen. A entrada é gratuita.

Continua depois da publicidade

O romancista aclamado no universo da literatura é autor de obras premiadas como “O remorso de Baltazar Serpião”,  “A máquina de fazer espanhóis” e do recém-adaptado para o audiovisual “O filho de mil homens”, disponível na Netflix, lançado originalmente em 2011. As palavras que saltaram das páginas e ganharam vida nas telas narram a busca de Crisóstomo, um pescador solitário de 40 anos, por um filho para preencher sua solidão. 

Confira fotos de Valter Hugo Mãe

Com 30 anos de carreira, o português conquistou o público com suas palavras profundas e reflexões únicas. Apesar de ter nascido na Angola, ainda na infância se mudou para Portugal com a família e lá deu início à uma carreira de sucesso na literatura.

— É um dos escritores mais potentes da atualidade. Sua escrita é cirúrgica, seus temas tratam da humanidade tendo no centro as relações com pessoas e personagens que eram invisíveis. Trata das relações sensíveis com a mãe, a orfandade, a velhice sem ser romântico ou nostálgico. Deu à Língua Portuguesa outra dimensão de linguagem tal seu domínio linguístico e capacidade de recriação da Língua — destacou Berenice Rocha Zabbot Garcia, professora sênior de Letras da Univille.

Ao longo da sua trajetória, recebeu prêmios relevantes, como o Prêmio José Saramago, e tem obras traduzidas para vários países. A escrita marcante de Valter promete encantar o público do Norte catarinense na próxima semana.

Continua depois da publicidade

Participação no Festival Literário

Em Joinville, o autor participa de um dos eventos mais importantes do gênero, que nasceu a partir da evolução da tradicional Feira do Livro. Neste ano, o Festival Literário inclui programação voltada ao cinema, música e outras artes além da literatura.

Como assistir palestra

De acordo com a organização, todos os ingressos gratuitos disponibilizados ao público na internet para assistir a apresentação estão esgotados. Apesar disso, ainda é possível assistir a apresentação em pé, próxima a área do palco.

Valter Hugo Mãe conversa com os leitores no primeiro sábado da programação, dia 23 de maio, às 17h30min, no Palco Entrelinhas. A mediação acontece por Berenice Garcia, da Univille.

Confira a lista de obras do autor 

  • O filho de mil homens;
  • A máquina de fazer espanhóis;
  • Deus na escuridão;
  • O remorso de Baltazar Serpião;
  • Educação da tristeza;
  • O paraíso são os outros;
  • Homens imprudentemente poéticos;
  • As mais belas coisas do mundo;
  • A desumanização.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Leandro Ferreira