Com uma programação ampliada e presença de um escritor internacional, a 22ª Feira do Livro de Joinville agora é o Festival Literário de Santa Catarina. O evento acontece de 21 a 31 de maio, no Complexo do Centreventos Cau Hansen, com o tema “Histórias que inspiram”.
Continua depois da publicidade
Em sua estreia, o festival traz Valter Hugo Mãe, romancista português autor de obras premiadas como “O remorso de Baltazar Serpião” e “A máquina de fazer espanhóis”, e do recém-adaptado para cinema “O filho de mil homens”, já disponível na Netflix.
Veja fotos das novidades
O evento de lançamento do Festival Literário de Santa Catarina aconteceu na manhã desta terça-feira (10) e revelou que os diferenciais para esta edição está o diálogo entre a literatura e as mais diversas artes.
— Depois de 21 anos da Feira do Livro, ela amadureceu, cresceu e nós pensamos que era a hora de trazermos outras artes para além do livro. Então, procuramos incluir Joinville na rota dos grandes festivais literários, que é a tendência no Brasil — afirma Sueli Brandão, idealizadora do evento.
Em 2026, a feira ampliou a programação com o objetivo de colocar Joinville como referência cultural no cenário nacional. Assim, além da literatura, o festival também oferece uma mostra de cinema, coordenada pelo cineasta Alceu Bett, e concurso de ilustrações.
Continua depois da publicidade
Spoilers da edição revelam novas atrações
A música e o teatro também terão espaço na programação, com encontros e palestras. Ainda, o festival promove um Concurso Literário (nas modalidades Declamação, Cartas e Ilustração) e um Festival Catarinense de Contação de Histórias.
Eventos paralelos de sucesso em edições anteriores também acontecem, como o Seminário Catarinense de Bibliotecários, o Seminário Catarinense de Mediadores de Leitura, o Ciclo de palestras para professores, o Encontro de Influenciadores e oficinas literárias com escritores de Joinville.
— O Festival amplia seus horizontes, assume a dimensão estadual e fortalece ainda mais a cena literária catarinense, promovendo a cultura como um todo. A Feira do Livro, com a presença de grandes nomes e estandes, é a espinha dorsal do Festival Literário, que passa a contar com as atividades divididas em cinco palcos, além da tradicional Praça de Alimentação — destaca Fernanda Brandão Santis, Diretora Executiva do Festival Literário.
Veja fotos de edições anteriores
Saiba quais já são os nomes confirmados
Na literatura, Geovane Martins marca presença no evento. Ele é um aclamado escritor carioca que se tornou uma das maiores revelações da literatura brasileira contemporânea ao aproximar o leitor da gíria e da vivência da periferia carioca.
Continua depois da publicidade
Também estão confirmados os influenciadores Pedro Pacífico e Paulo Ratz, além de João Anzanello Carrascoza, romancista, contista e autor infantojuvenil, com diversas premiações, e Paulo Scott, autor de romances, contos e poesia.
Na literatura infantojuvenil, que terá Tino Freitas como curador da programação, estão autores como Ilan Brenman, Eliane Debus e Flávia Lins e Silva.
Autores e ilustradores como Anelise Zimermann, Alexandre Rampazzo, André Neves e Fê Ilustrador também estarão presentes, assim como o quadrinista, professor e pesquisador Marcelo D’Salete, reconhecido por HQs como “Cumbe” e “Angola Janga”, que abordam história, negritude e resistência.
Festival verde inclusivo
A comissão organizadora antecipou que esse será um “festival verde”, com atividades formativas e boas práticas de sustentabilidade, e ainda mais inclusivo, com acessibilidade, atividades voltadas para o público 60+, além da presença de autores que representam a literatura negra e da periferia.
Continua depois da publicidade
Instituição homenageada
Em mais de 20 anos de história, a Educação, ao lado da cultura, foi o grande pilar do evento para a organização. Assim, o evento escolheu o Colégio Bonja, tradicional instituição de ensino que está completando 100 anos em 2026, como entidade homenageada nesta edição. O diretor do grupo, Silvio Iung, será o patrono do Festival Literário de Santa Catarina em 2026.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
















