nsc
santa

publicidade

Crime no Alto Vale 

"Escutei dois estampidos, mas não imaginei que seriam tiros", diz ex-prefeito de Imbuia

Neri Firmino é secretário na atual gestão municipal e deixou o prédio da prefeitura acompanhado de João Schwambach momentos do crime

08/01/2020 - 22h08 - Atualizada em: 09/01/2020 - 09h10

Compartilhe

Jean
Por Jean Laurindo
Crime causou comoção e reuniu moradores em frente à prefeitura
Crime causou comoção e reuniu moradores em frente à prefeitura
(Foto: )

O ex-prefeito e atual secretário de Administração de Imbuia, Neri Firmino, estava com o prefeito João Schwambach até momentos antes de o mandatário da cidade do Alto Vale do Itajaí ser assassinado a tiros no pátio da prefeitura no fim da tarde desta quarta-feira (08).

Ele conta que foi até o gabinete por volta das 17h20min, ao final do expediente, e deixou o prédio junto com ele, o secretário de Obras e um morador.

– Eu saí para um lado, porque meu carro estava na rua, e o prefeito foi para o pátio porque o carro dele estava lá. Ao sair, eu escutei dois estampidos, mas não imaginei jamais que seriam tiros. Uns 40 minutos depois me ligaram dizendo que o prefeito estava caído ao lado da prefeitura – conta o secretário.

Logo que chegou ao pátio, imagens de monitoramento da prefeitura mostram que o prefeito foi chamado por uma pessoa que estava em um automóvel estacionado e foi atingido por dois tiros na região do peito. Os vídeos foram repassados à Polícia Militar e à Polícia Civil.

Neri destaca a simplicidade de João e a habilidade em se relacionar com as pessoas como as principais características do prefeito assassinato nesta quarta-feira.

– A cidade está em choque. Era uma pessoa que todos gostavam. Até politicamente, mesmo os adversários o respeitavam pela condução do município – afirma o prefeito.

Prefeito era agricultor e estava no primeiro mandato

João Schwambach foi vereador de Imbuia por dois mandatos, vice-prefeito também por dois mandatos, um deles quando o próprio Neri era prefeito, entre 2005 e 2008, e desde 2016 ocupava o cargo de prefeito. Ele se preparava para concorrer à reeleição neste ano.

O prefeito de Imbuia deixa seis filhos – quatro mulheres e dois homens. Ele era agricultor do ramo de cultivo de cebolas, atividade tradicional no Alto Vale.

No perfil do prefeito nas redes sociais, amigos e moradores de Imbuia deixaram mensagens de luto e condolências aos familiares de João Schwambach. O deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB), que é do mesmo partido de João e tem como base eleitoral a mesma região, o Alto Vale do Itajaí, fez uma publicação lamentando a morte do amigo.

Difícil de acreditar, a ficha ainda não caiu. À família, meus mais sinceros sentimentos. Perdemos um homem íntegro, exemplo de cidadão e político – escreveu o deputado Rogério Peninha Mendonça.

O velório do prefeito deve ocorrer no Ginásio de Esportes Horácio Laurindo Machado, no Centro de Imbuia. Ainda não há horário para chegada do corpo no local. A prefeitura decretou luto oficial por três dias e as repartições públicas estarão fechadas nesta quinta-feira.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Polícia

publicidade

Colunistas

    publicidade

    publicidade

    publicidade