Cartão-postal de Florianópolis, a Lagoa da Conceição apresentou uma camada de espuma escura nos últimos dias. O visual do ambiente preocupou moradores da região, que relataram a situação para a reportagem da NSC TV, nesta terça-feira (14). Procurada pela reportagem do NSC Total, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) declarou que a espuma poderia estar associada a ligações irregulares de esgoto.
Continua depois da publicidade
A camada de espuma foi identificada em toda área da Lagoa de Baixo, desde os trapiches até a estrutura da antiga ponte. As manchas começaram a chamar atenção no sábado (11) em razão da aparência amarronzada.
— Tem uns quatro dias que a água já está escura. Agora não sei se é rede de esgoto da Casan, ou se é de restaurante. A Casan tem que vir aqui dar uma olhadinha — relatou um morador à reportagem da NSC TV.
Veja fotos das manchas na Lagoa da Conceição
Procurada pela reportagem do NSC Total, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) declarou que a espuma poderia estar associada a ligações irregulares de esgoto e responsabilizou entidades municipais responsáveis pela fiscalização. Já a Prefeitura de Florianópolis afirmou que a espuma é um fenômeno natural, causado pela proliferação de algas — o efeito seria potencializado pelas altas temperaturas e pela elevação na concentração de fosfato na água.
As imagens chegaram no Instituto do Meio Ambiente (IMA/SC) na noite de segunda-feira (13). O instituto afirmou que vai realizar coletas ao longo desta terça a fim de descobrir o motivo da espuma. A orientação, por enquanto, é não fazer uso da lagoa até que as vistorias sejam concluídas.
Continua depois da publicidade
O que diz a Casan?
“A CASAN informa que o efluente tratado pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Lagoa da Conceição não é lançado diretamente na Lagoa. As imagens que mostram a presença de espuma podem estar associadas a ligações irregulares de esgoto na rede de drenagem pluvial, uma situação que não está sob responsabilidade direta da Companhia. No domingo (12) pela manhã, após a ciência do fato, todas as estações elevatórias foram vistoriadas e nenhum problema foi encontrado na infraestrutura da Casan.
Companhia atua de forma colaborativa com os órgãos competentes, como a Floram e a Vigilância Sanitária, que são responsáveis pela fiscalização dessas ligações, e está em contato para auxiliar na identificação da origem do lançamento e contribuir com as medidas necessárias.”
O que diz a prefeitura?
“A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, esclarece que este é um fenômeno natural. A proliferação de algas observada na Lagoa da Conceição é potencializado pelas altas temperaturas e pela elevação na concentração de fosfato na água. O calor intenso ainda favorece o crescimento das algas, enquanto o aumento de nutrientes, como o fósforo, estimula ainda mais esse processo. Amanhã, equipes da Blitz Sanear e do Instituto do Meio Ambiente (IMA) irão até o local para verificar a situação e avaliar possíveis medidas de monitoramento e controle ambiental.“
*Com informações de Cristiano Gomes, da NSC TV
*Sob supervisão de Giovanna Pacheco
Leia mais
Mancha estranha na Lagoa da Conceição assusta moradores e IMA vai investigar










