nsc
nsc

Sabor Catarina

Especial Chefs: Vitor Gomes, de Florianópolis, ensina receita de balotine de frango

Equilibrando simplicidade e sofisticação, ele apresenta uma receita que remete à sabores da infância: frango à milanesa com um toque especial de um chef de renome  

14/12/2019 - 05h13 - Atualizada em: 14/12/2019 - 05h18

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
 Balotine de peito de frango
Balotine de peito de frango
(Foto: )

O Sabor Catarina viajou o Estado para descobrir como chefs renomados preparam a carne que é produzida aqui. Inspirados na proteína catarinense, de frango e suína, eles elaboraram receitas icônicas e compartilham o passo a passo na web-série Sabor Catarina Chefs.

Florianópolis

Manézinho tradicional, Vitor Gomes tem um extenso currículo de sucesso, principalmente comandando cozinhas de importantes restaurantes da capital catarinense. Equilibrando simplicidade e sofisticação, ele apresenta uma receita que remete à sabores da infância: frango à milanesa com um toque especial de um chef de renome.

Receita: Balotine de peito de frango, macedoine de legumes e farofa crocante

Ingredientes:

04 peitos de frango aberto em filé e bem batidos

02 folhas de couve verde

08 fatias de presunto cru tipo parma

200 gramas de damasco seco

Sal e pimenta o quanto baste

Farinha Panko para empanamento (pode ser farinha de rosca) o quanto baste

Farinha de trigo o quanto baste

Ovos batidos – o quanto baste

Raspas de um limão siciliano

Modo de preparo:

Limpe e abra os peitos de frango ao máximo, sem furar. Com a ajuda de um batedor de carne, tente deixá-los com a maior área possível. Tempere com sal, pimenta e raspas de limão.

Estenda o filé bem aberto, coloque meia folha de couve, duas fatias de parma, e 50 gramas de damasco e enrole, até obter a balotine (mais ou menos como um bife a Rolê). Para manter a forma, use palitos de dente espetados. Repita a operação com todos os filés.

Passe a balotine na farinha de trigo, retirando os excessos, mergulhe no ovo batido, e finalmente passe no panko ou na farinha de rosca.

Frite as balotines imersas em óleo ou gordura de fritura até que fiquem bem douradas. Lembre-se que ela deve também cozinhar por dentro, e se você acredita que ainda não estão bem cozidas, passe-as ao forno pré-aquecido para finalizá-las.

Retire os palitos e fatie-as.

Macedoine de Legumes

Ingredientes:

200 gramas de batatas Asterix

200 gramas de cenouras

200 gramas de ervilhas verdes

**Pode-se acrescentar vagem verde, nabo ou ainda algum outro legume de sua preferência.

150 gramas de molho de maionese

50 gramas de creme de leite (nata)

Sal e pimenta a gosto

Salsinha e cebolinha o quanto baste (opcional)

Modo de preparo:

Corte os legumes em “macedônia”(cubos de aproximadamente 1 cm) e cozinhe-os separadamente em água e sal, retirando-as do cozimento segundo sua firmeza (devem estar cozidos “al dente”). Esfrie-os em água gelada e escorra-os bem. Quando os legumes estiverem secos, junte a maionese, o creme e verifique a necessidade de sal e pimenta.

​ Acompanhe a web-série Sabor Catarina Chefs​

Colunistas