Santa Catarina é um dos maiores polos de moda e tecnologia do Brasil e, atualmente, é responsável por 55% da produção têxtil nacional, de acordo com um levantamento da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Apesar da força do setor, muitos lojistas ainda não exploram o potencial do e-commerce para escalar seus negócios.
Continua depois da publicidade
Ana Clara Magalhães, especialista em vendas online do Ecommerce na Prática – líder global em educação para e-commerce –, explica que o primeiro passo é entender o potencial do mercado digital.
— Apesar do e-commerce brasileito ter crescido 16% em 2024, faturando mais de R$ 200 bilhões, segundo dados divulgados pelo NuvemCommerce, ainda existem lojistas que não enxergam que o e-commerce pode ser o motor de crescimento do negócio. Quem não investe no digital está deixando dinheiro na mesa e abrindo espaço para a concorrência conquistar esses clientes — destaca Ana Clara.
No entanto, com o mercado digital em expansão, a competitividade exige estratégias mais estruturadas do que simplesmente abrir uma loja na internet e ter um produto interessante. É neste ponto que entra a importância da capacitação e direcionamento claro.
— Criar, validar e impulsionar um e-commerce pode ser desafiador, porque envolve questões como: o que vender, onde vender e como vender. Depois, ainda entra em questões de escala. Existe muito ruído neste processo quando se tenta fazer sem conhecimento. — afirma a especialista. — Quando o empreendedor tem um passo a passo claro e direcionado para cada momento da jornada, ele tem um caminho lógico para fazer o negócio crescer. É este o caminho que mostramos no Ecommerce na Prática.
Continua depois da publicidade
Com base neste cenário e na metodologia validada por milhares de lojistas que passaram pela escola, o Ecommerce na Prática preparou direcionamentos essenciais para quem deseja criar, validar e impulsionar as vendas no e-commerce. Confira:
Como se destacar da concorrência e vender mais no varejo de moda?
1- Evite entrar em guerra de preços
Achar que preço baixo é a única forma de ganhar o mercado na internet é um erro. Para um crescimento sustentável, os lojistas precisam aprender a comunicar melhor o valor dos produtos – mostrando diferenciais ao público.
— Precificação vai além do custo do produto. Ela está diretamente ligada ao posicionamento da marca, ao ticket médio do mercado e ao público-alvo. Se o lojista não souber mostrar o valor do que vende – seja pela qualidade, exclusividade, atendimento, experiência de compra ou outra coisa que tenha valor para o público-alvo -, ele será forçado a competir apenas pelo preço, o que pode prejudicar a rentabilidade do negócio caso não faça parte da estratégia da marca — explica Ana Clara.
Continua depois da publicidade
2 – Fidelizar seu cliente
É comum lojistas e gerentes de e-commerce apostarem alto na captação de novos clientes. No entanto, olhar apenas para o novo não é essencialmente o que traz o maior retorno no longo prazo, como ressalta a especialista.
— É necessário pensar em retenção e em LTV. O custo de aquisição na maioria dos mercados é alto, então é necessário considerar a jornada do cliente após ele fazer a primeira compra na loja. Estratégias como programas de fidelidade, cupons para segunda compra, comunicação próxima de novidades e grupos VIP são boas opções para aumentar a retenção.
3 – Venda de forma estratégica para além da sua cidade
Embora Santa Catarina seja um estado com empreendedorismo carimbado, existe uma gama de lojistas que se restringem ao mercado local. Segundo Ana Clara, o digital abre portas para alcançar um público muito maior, o que, consequentemente, permite o aumento de vendas.
— A grande vantagem do e-commerce é justamente não ficar limitado a uma região só. Com uma boa estratégia de marketing, logística eficiente e atendimento de qualidade, é possível vender para todo o Brasil e até para outros países — afirma Ana Clara.
Continua depois da publicidade
4 – Não esqueça dos concorrentes
Monitorar concorrentes diretos e indiretos ajuda a identificar tendências, adaptar estratégias e antecipar movimentações do mercado. Acompanhe as redes sociais, ações de marketing, notícias, estratégias utilizadas e mais.
— A ideia não é copiar, mas sim entender como marcas bem-sucedidas no setor se posicionam. Isso inclui desde comunicação e preços até experiência de compra. Ferramentas como Google Alerts podem ajudar nesse acompanhamento estratégico — sugere.
5 – Mostre seu produto com mais do que uma foto
Quem trabalha com moda precisa criar desejo no consumidor e isso pode ser feito no site de vendas, usando microvídeos no catálogo, e nas redes sociais, com fotos e vídeos usados pelo próprio lojista, por influenciadores ou clientes reais.
— Já existem marcas que apostam em todas essas linhas para mostrar as peças no dia a dia e em diferentes corpos, em diferentes combinações. É uma ótima pedida para alcançar e atrair clientes. A ideia aqui é gerar valor para os produtos — conta a especialista.
Continua depois da publicidade
6 – Aposte no marketing de influência para ganhar credibilidade e alcance
Trabalhar com influenciadores pode acelerar o crescimento da sua marca no digital, aumentando a confiança do público e ampliando seu alcance.
Segundo a especialista, o consumidor confia mais na recomendação de alguém que ele acompanha e admira do que em um anúncio tradicional. Parcerias estratégicas com influenciadores do seu nicho podem gerar reconhecimento de marca, tráfego qualificado e, claro, mais vendas.
7 – Aprenda com quem já chegou lá
O mercado está sempre mudando e empreendedores que não buscam aprendizado contínuo ficam para trás. Uma dica para alavancar resultados é ter referências e aprender com quem já conquistou excelentes resultados.
— Muita gente tenta crescer no e-commerce sozinho, sem um método claro, e acaba perdendo tempo e dinheiro. O que ensinamos no Ecommerce na Prática é baseado em experiência real, de quem já passou pelos mesmos desafios e encontrou soluções que realmente funcionam — pontua Ana Clara.
Continua depois da publicidade
O Ecommerce na Prática te direciona
O Ecommerce na Prática é líder global em educação para e-commerce, tanto em número de alunos quanto em audiência, e parte do ecossistema Nuvemshop. Com o propósito de reduzir as barreiras das vendas online por toda América Latina para que qualquer pessoa possa viver de e-commerce, a escola já reúne mais de 40 cursos e 450 aulas em um único lugar, tendo transformado a vida de mais de 150 mil empreendedores.

